VOCÊ NO SAMBA / Galerias
-
Segunda escola a desfilar com o enredo “Ô Zeca, o pagode onde é que é?”
Lucia Mello em 28 de Fevereiro de 2023
Grande Rio apresenta o enredo “Ô Zeca, o pagode onde é que é? Andei descalço, carroça e trem, procurando por Xerém, pra te ver, pra te abraçar, pra beber e batucar”.
A escola foi desenvolvida pelos carnavalescos Leonardo Bora e Gabriel Haddad. O samba-enredo é uma composição de Igor Leal, Arlindinho Cruz, Diogo Nogueira, Gustavo Clarão, Mingauzinho e Myngal.
A ideia da composição é fazer um passeio pela trajetória de Zeca Pagodinho, levando em consideração os aspectos geográficos, os lugares onde o astro percorreu.
Um passeio pela vida de Zeca Pagodinho
Para entrar no clima de Carnaval da Grande Rio, não podíamos deixar de fazer um passeio pela trajetória de vida do nosso querido Zeca Pagodinho. Registrado como Jessé Gomes da Silva Filho, Zeca Pagodinho nasceu no dia 04 de fevereiro de 1959, no Irajá, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, mas foi criado no município de Del Castilho.
O artista é filho de Seu Jessé e Dona Irinéia, sendo o quarto de cinco filhos da família. O vínculo com a música começou muito cedo e, ainda criança, fugia das aulas da escola para curtir uma roda de samba.
Antes de se tornar um dos maiores nomes do samba, Zeca Pagodinho fez de tudo e foi camelô, office boy, feirante, contínuo e anotador de jogo do bicho. Foi na década de 80 que ele começou a se destacar como versador e gravou sua primeira música em 1983. A canção se chamava Amargura e foi gravada em parceria com o flautista e partideiro Cláudio Camunguelo.
A música entrou para o repertório do segundo álbum do grupo Fundo de Quintal, o que facilitou a aproximação de Zeca Pagodinho com Beth Carvalho. A cantora gravou seu primeiro sucesso, a canção Camarão que dorme a onda leva, que foi um pontapé para o sucesso musical do pagodeiro.
Foi em 1986 que o artista estreou seu primeiro disco solo, que recebeu o nome de Zeca Pagodinho. Com isso, surgiram sucessos como Coração em Desalinho, Brincadeira tem Hora, Quando eu Contar (IáIá) e Judia de Mim, que o ajudaram a atingir a marca de 1 milhão de cópias vendidas.
Ao longo de anos de carreira, Zeca Pagodinho lançou novos sucessos, protagonizou parcerias importantes e foi se consolidando como um dos maiores nomes da música brasileira. Com o álbum Deixa a Vida me Levar, que virou tema da Copa, ganhou o Grammy 2002 na categoria “Melhor Álbum de Samba”.
Hoje, aos 64 anos, Zeca Pagodinho carrega uma trajetória recheada de conquistas e é um grande contribuidor da cultura nacional, não é à toa que será homenageado neste Carnaval!
Enredo de “Ô Zeca, o pagode onde é que é?”
A letra do samba-enredo da Grande Rio, Ô Zeca, o pagode onde é que é?
Confira a seguir:
Ô Zeca tu tá morando onde?
Sai com meu povo a te procurar
Botei minha cerva na encruzilhada
Pra Moça da saia rodada e pro Ôme da capa
Cadê você?
É alvorada do seu padroeiro
Pra agradecer
Ao mensageiro de São Jorge o Guerreiro
Tem patuá, pra proteger
E tem mandinga no velho engenho
Quem tem um santo poderoso que é Ogum?
Eu tenho
Nas bandas do Irajá, gelada no botequim
Assim vou vadiar até no gurufim
Se tem patota, Ibeji e ajeum
Salve Cosme e Damião, Doum!
Ê… Que bela quitanda, quitandinha de Erê
Seu Balançê… Tem quitandinha de Erê
Passei procurando na feira
Lá em Del Castilho e na Tamarineira
E na gafieira, boêmios, Malandros
Pelos sete lados eu vou te cercando
Jessé! Jessé!
Botei teu nome numa faixa amarela
Em reverência a velha guarda da Portela
De mil maneiras ser humano sem igual
Zeca!
Levante o Copo para o povo brasileiro
Te encontrei nesse Terreiro
Xerém é o seu quintal
Deixa a Vida me levar
Onde o samba tem valor
Meu Candiá… Encandiou
Sou Grande Rio carregado axé
Minha gira girou na fé