VOCÊ NO SAMBA / Galerias
-
LAÍLA DÁ O TOM DO SAMBA DA INOCENTES
Lucia Mello em 24 de Maio de 2016
Em uma noite de domingo de muita alegria com aproximadamente duas mil pessoas que lotaram a quadra de ensaios de São Vicente, a Escola de Samba Inocentes de Belford Roxo escolheu seu hino oficial para o Carnaval de 2014. A escola apostou na experiência de Laila e optou pela junção de dois sambas finalistas, A união das obras agradou ao público que respeitou a opinião do consagrado diretor geral de harmonia e carnaval da Beija flor de Nilopolis e parceiro da escola que antes de anunciar os sambas vencedores chamou para si a responsabilidade da junção dos sambas. Com experiencia em junções bem sucedidas na própria Beija- flor Laila argumentou que a mesma foi necessária para que o samba respeitasse a cronologia que será criada na avenida para contar a historia e trajetória de Maria Joaquina Conceição da Lapa, expoente da musica brasileira no período colonial brasileiro.
- Foi possível fazer essa junção e optamos por um samba que pode crescer muito até o momento do desfile. A Inocentes tinha três boas obras para escolher e achei melhor por essa junção, que foi aceita por toda diretoria. Não tenho vínculo empregatício com a Inocentes. Sou um amigo, assim como sou de diversas escolas - declarou Laíla.
A festa na Escola da Baixada teve início as 14 horas com a tradicional feijoada e show de grupo de pagodes.
A partir das 19 horas, teve início a finalíssima do samba enredo com a apresentação de passistas coordenados pela internacional Tina Bombom, baianas, velha guarda, mestre-sala e porta-bandeira que ao som da voz de Ciganerey e da bateria de mestre Washington Paz se despediram do samba de 2013, que a escola cantou no Grupo Especial.
O primeiro samba a ser cantado foi o de autoria de Abílio Mestre-sala e parceria, que com um refrão forte, fez uma apresentação correta. O segundo samba a ser cantado foi de autoria de Ailton Santos e parceria,que apesar de levar pouca torcida mostrou merecer estar entre os finalistas. Em seguida foi a apresentação do samba de Billy Conty e parceria que levou o maior número de torcedores e entusiasmou o público. O último samba a se apresentar foi o de Tico do Gato e parceria, com uma letra inteligente, harmoniosa e bem feita, conseguiu manter o clima de alto astral e empolgação. A torcida levou alegorias e balões em formato de corações que contribuíram para o embelezamento da grande final.
A Inocentes recebeu entre seus convidados: o presidente da Lierj Deo Pessoa e sua comitiva, o prefeito de Belford Roxo Dennis Dauttman com seu secretáriado e vereadores municipais, o coordenador de carnaval da TV Globo Teteu José, os mestres-salas Luis Felipe da Grande Rio e Peixinho da Império da Tijuca, a porta-bandeira Jaqueline Gomes, os interpretes Igor Vianna, Leléu e Pixulé e várias personalidades do mundo do samba e da política.
O samba da Caçulinha da baixada terá a assinatura dos compositores, Tico do Gato, Claudio Russo, Altamiro, Vinícius Ferreira, Chiquinho do Bar, Manelão, Helio Porto, Luis do Treiler Abílio mestre sala , Paulo , Juruna Zona Sul , Almir Há Há e Sidney Pinto.
Com uns dos mais belos enredo do próximo carnaval "O triunfo da America. O canto lírico de Joaquina Lapinha", desenvolvido pelo carnavalesco Wagner Gonçalves. A escola que será a sétima a desfilar na Sexta-feira de Carnaval, na Avenida Marquês de Sapucaí, no Grupo de Acesso, agora possui um samba valente para lutar pelo seu retorno ao Grupo Especial onde esteve no carnaval de 2013
Compositores:
Altamiro, Tico do Gato, Vinicius Ferreira, Claudinho, Chiquinho do Bar, Manelão, Abilio Mestre Sala, Paulo, Juruna Zona Sul, Henrique Balanshow, Almir Há Há e Sidnei Pinto
Confira a letra do samba:
(Maria Mineira)
Hoje os tambores anunciam
Tão belas notas que me guiam
Da pioneira voz de um lugar
Herança lições culturais
Viajam com seus ancestrais
Liberta a luz da razão em cordas vocais
Reluz feito oração, um explendor a sua música
Unindo o piano ao tambor
Forjando um futuro de paz
A margem que se revelou
O encanto se faz
Desfrutando talento, venceu preconceito
Cobrou seu direito, superou desafio
Seguiu seu destino, mostrando ao mundo
O valor de uma mulher (aplaudida de pé)
Concerto da lança e a lira
Conserto o meu conceito de inspiração
A voz de Joaquina sai de Vila Rica
E ganha o mundo então
Lisboa aplaudiu o sonho brilhou
O príncipe ouviu a notícia ecoou
Oh! Negra mulher
Talento vence o preconceito quem diria
É inocente a magia no ritual de louvação
Na ópera do povo eu quero ser feliz de novo
O seu triunfo agora no meu coração
Mulata da Lapa sua voz encantou
Meu samba é uma linda sinfonia
Bateria tocou na cidade do amor
Esse é o tom que contagia