VOCÊ NO SAMBA / Galerias
-
Em noite emocionante, Império da Tijuca recebe Medalha Tiradentes
Lucia Mello em 24 de Maio de 2016
Ao lado de um dos fundadores da escola, Presidente Tê foi homenageado na ALERJ
A noite do dia 4 de junho de 2014 ficará marcada na história da escola de samba Império da Tijuca. Colorindo o Plenário Barbosa Lima Sobrinho, no Palácio Tiradentes, de verde e branco, a agremiação do Morro da Formiga, representada pelo presidente Antônio Marcos Teles, o Tê, pela primeira-dama, Cristina Teles, por Sebastião Vicente - um dos fundadores da escola - carinhosamente conhecido como Tiãozinho - pelo presidente da Velha-Guarda, José Alberto Matias, pelo 1º casal de mestre-sala e porta, Peixinho e Jaçanã, baianas, passistas, além dos ritmistas do Mestre Capoeira, o Império da Tijuca foi homenageado com a mais alta condecoração concedida pela ALERJ - a Medalha Tiradentes - por iniciativa do deputado estadual, Gilberto Palmares, criado no Morro da Formiga.
"Esta homenagem é, não só, por tudo o que o Império da Tijuca representa para a comunidade do Morro da Formiga, como também um reconhecimento a uma escola que, apesar de todas as dificuldades, continua levando nossa cultura ao povo carioca e a todos os brasileiros", ressaltou o deputado estadual, Gilberto Palmares.
Emocionado, um dos fundadores do Império da Tijuca, Tiãozinho, agradeceu o carinho.
"Eu quero agradecer ao deputado Gilberto Palmares por esta homenagem, ao presidente Tê por tudo que tem feito pela nossa escola. O Império da Tijuca é minha vida, minha segunda família, minha segunda casa. Me sinto muito orgulhoso. Estou emocionado", confessou Tiãozinho.
"Também estou muito emocionado com esta homenagem e digo à comunidade do Morro da Formiga que a injustiça que passamos neste Carnaval não se repetirá em 2015. Vamos brigar pelo título", completou José Alberto Matias, presidente da Velha-Guarda.
Presidindo a agremiação desde 2004, Tê salientou que a homenagem foi entregue nas mãos de quem realmente merecia.
"Quero agradecer mais uma vez ao deputado Gilberto Palmares por esta lembrança e dizer que este presente não é só para o Império da Tijuca, mas também, para todos da comunidade que segue acreditando e ajudando a escola a chegar ainda mais longe. E este presente está sendo entregue nas mãos de quem merece; que é a Velha-Guarda, onde tudo começou e nós estamos apenas dando continuidade", destacou, Tê.
Além de Gilberto Palmares, a condecoração foi entregue aos representantes do Império da Tijuca pelas mãos de Mestre Marçal, figura emblemática da Portela que também estava sendo homenageada na ocasião.
Para encerrar a emocionante noite, o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Peixinho e Jaçanã, passistas, baianas e convidados sambaram embalados pela voz do intérprete, Pixulé, e pela cadência dos ritmistas do Mestre Capoeira.
Fotos: Carlos Eduardo