VOCÊ NO SAMBA /
-
''Quem beija essa flor não chora'' - Beija-Flor define samba de 2015
Lucia Mello em 24 de Maio de 2016
Pinta um grande samba para o Carnaval 2015! Cheio de predicados em letra e melodia, a obra que será cantada pela Beija-Flor de Nilópolis no próximo desfile foi escolhida na madrugada desta sexta-feira, em grande festa realizada na lotada quadra da Deusa Passarela. O samba leva a assinatura de J.Velloso, Samir Trindade, JR Beija-Flor, Marquinhos Beija-Flor, Gilberto Oliveira, Elson Ramires, Dílson Marimba e Sílvio Romai, e tem como ponto alto o refrão do meio.
A escolha de samba-enredo da Beija-Flor foi uma grande festa. Sem clichê, uma noite em que todos os três sambas finalistas demonstraram qualidade suficiente para representar a escola na Avenida. Diretor de carnaval da escola, um concentrado Laíla acompanhou atentamente cada apresentação e, no final, fez ao lado da comissão julgadora o que a comunidade clamou.
Cada samba finalista foi executado durante cerca de 45 minutos. Todos contaram com bom contingente de torcedores e passaram sem causar monotonia em nenhum momento.
- É um grande samba. Tenho certeza que pode ser o samba do carnaval. Temos que trabalhar bastante agora, porque a nossa responsabilidade será ainda maior. Fiz todos os testes possíveis durante essa disputa e tenho certeza que escolhemos a melhor obra. Tivemos a felicidade de contarmos com grandes sambas nessa disputa - disse Laíla, ressaltando a importância de um enredo identificado com a história da azul e branca.
Em 2015, a Deusa da Passarela contará a história da Guiné Equatorial através do enredo ''Um Griô conta a história: um olhar sobre a África e o despontar da Guiné Equatorial. Caminhemos sobre a trilha de nossa felicidade''. O desfile será desenvolvido pela comissão de carnaval da agremiação. A escola será a terceira a desfilar na segunda-feira de folia.Autores: J.Velloso, Samir Trindade, Jr Beija flor, Marquinhos Beija flor, Gilberto Oliveira, Elson Ramires, Dílson Marimba e Silvio Romai
Intérprete: Nêgo
VEM NA BATIDA DO TAMBOR
VOLTAR NA MEMÓRIA DE UM GRIÔ
FALA CANSADA, MÃOS CALEJADAS
OUÇA O MENINO BEIJA FLOR…
CEIBA, ÁRVORE DA VIDA
RAÍZES NA VERDE IMENSIDÃO
NA CRENÇA DE TRIBOS ANTIGAS
FORÇA E POVOADA NESSE CHÃO
O INVASOR SINGROU O MAR
PARTIU EM BUSCA DE RIQUEZAS
E ENCONTROU NESSE LUGAR
NOVAS ÍNDIAS, OUTRAS REALEZAS
DESTINO TROCADO, TRATADO SE FAZ
MAREJAM OS OLHOS DOS ANCESTRAISNEGRO CANTA, NEGRO CLAMA
LIBERDADE!
SINFONIA DAS MARÉS
SAUDADE!
UM AFRICANO REI QUE NÃO PERDEU A FÉ
ERA MEU IRMÃO, FILHO DA GUINÉ!FORMOSA, DIVINA ILHA
TESTEMUNHA DOS GRILHÕES
EU VI A ESCRAVIDÃO ERGUER NAÇÕES
MAS A NEGRITUDE SE CONGRAÇA
A CHAMA DA IGUALDADE NÃO SE APAGA
OLHA A MORENA NA RODA E VEM SAMBAR
NA GINGA DO BALÉLÉ, CORES NO AR
DESSA MISTURA VEM MEU AXÉ…
CANTA BRASIL! DANÇA GUINÉ!
CRIANÇA! LEVANTA A CABEÇA E VÁ EMBORA!
NO MAR QUE TROUXE A DOR,
RIQUEZA AFLORA
TENS UMA FAMÍLIA AGORA!
QUEM BEIJA ESSA FLOR NÃO CHORA.SOU NEGRO NA RAÇA, NO SANGUE
E NA COR.