NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba
-
Zé Catimba da Imperatriz é eleito Cidadão do Samba do carnaval 2013
Lucia Mello em 31 de Janeiro de 2013
Pelo segundo ano consecutivo, o EXTRA reverenciou a memória do samba e encheu de emoção os bambas do Rio. Depois do primeiro “Carnaval Histórico”, que reinaugurou o Terreirão do Samba em 2012, agora foi a vez de a festa ganhar os palcos do Imperator, no Méier, numa homenagem ao Salgueiro. Com direito a prêmios para personalidades pra lá de relevantes, como o carnavalesco Fernando Pamplona, o fundador da Vermelho e Branco Djalma Sabiá, o compositor Zuzuca, o também carnavalesco Arlindo Rodrigues e o diretor de harmonia Casemiro Calça Larga. O evento foi uma parceria entre o EXTRA e a Prefeitura do Rio.
O Salgueiro teve papel essencial na transformação do carnaval, mudando a estética dos desfiles, a temática dos enredos e a forma de fazer samba-enredo. Em 1963, com o tema "Xica da Silva", a escola conquistou, sozinha, seu primeiro título na Avenida. No mesmo período, o carnaval virou evento de todas as classes, se transformando em marca registrada do Rio.
No Imperator, três desfiles marcantes do Salgueiro foram lembrados no “Carnaval Histórico 2013”: “Xica da Silva” (1963), “Bahia de todos os deuses” (1969) e “Festa para um rei negro” (1971).
- Este evento é bom para recordar uma época em que o carnaval era mais alegre - elogiou Marilda Gomes Lourenço, de 75 anos, a baiana mais velha da escola.
Para coroar o a festa, o EXTRA também reviveu um concurso muito popular nos anos 30: o Cidadão do Samba. O prêmio era concedido pela imprensa carioca a um sambista de destaque.
Nesta nova edição, cada escola do Grupo Especial inscreveu seu candidato. Foram mais de 30 mil votos. O vencedor foi Zé Katimba, da Imperatriz Leopoldinense.Fonte: Jornal Extra