NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba

  • Xande de Pilares lança Nos Braços do Povo – Volume I e celebra suas raízes musicais

    Redação em 03 de Outubro de 2025

    Viemos dos braços do povo. Os grandes sambistas e pagodeiros do Brasil nasceram desse lugar, e não existe melhor lugar para estar do que nos braços do povo". É dessa forma que o sambista Xande de Pilares apresenta seu novo trabalho, o audiovisual Nos Braços do Povo – Volume I, gravado em 16 de junho, no Bar do Zeca Pagodinho, na Barra da Tijuca, que está disponível em todas as plataformas digitais. O audiovisual carrega o espírito democrático do artista, ao reunir mais de 35 músicas que marcaram sua formação musical desde a infância até a juventude.


    "Tudo que vem do povo é verdadeiro, é forte, tem energia única. É ali que podemos compartilhar qualquer coisa boa que Deus nos dá. Esse sempre vai ser o foco: boa música para energizar as pessoas, para trazer felicidade", conta Xande.

    Mais que um projeto de regravações, Nos Braços do Povo é um tributo às memórias afetivas de Xande e uma ponte entre os grandes sucessos que marcaram sua infância e adolescência.

    "Eu sempre escutei de tudo, de todos os gêneros. A música tem esse poder de atravessar barreiras e transformar as pessoas. É ela que não me deixa parar. Meu foco sempre foi a música, e por isso esse projeto, que revisita canções tão importantes na minha vida, é essencial para mim", afirma.

    O repertório foi escolhido com cuidado para refletir as referências que moldaram sua identidade artística. Um dos destaques é "Dias de Lua", eternizada por Emílio Santiago. "É muito difícil cantar Emílio, mas eu queria muito essa música no álbum, porque quando comecei a cantar na noite ela fazia parte do meu setlist", relembra.

    Outra faixa de peso é "Aos Novos Compositores", de Arlindo Cruz, Chiquinho e Acyr Marques, que valoriza a arte pela sensibilidade, e não apenas pelo retorno financeiro. "Essa música fala da alegria de compor, de se divertir com a criação. É um recado para nunca esquecer que a inspiração vem antes do dinheiro", destaca Xande.

    O álbum ainda traz "Vento", o primeiro single, de autoria de Julio Cezar Martins Macabu, que é atualmente um sucesso nas rádios e nas rodas de samba do Brasil, "Bisnaga" de Arlindo Cruz e Beto Sem Braço e "Cabelo no Pão Careca", de Barbeirinho do Jacarezinho e Rody, reafirmando a conexão do cantor com a tradição do samba e sua pluralidade de vozes. O trabalho conta ainda com a participação de Carica, em algumas das músicas, dentre elas, "Brilhante Raro" e "Zumbi" , do próprio Carica em parceria com Prateado e também com a de Netinho de Paula , em composições como "Timidez", Delcio Carvalho e Prateado e "Deusa do Ijexá", de Arlindo Cruz e Acyr Marques. Além disso, outro destaque é "Olha Eu Aqui", de Bebeto e Jobam. 

    "Acredito que homenagear o Bebeto em vida é primordial, além de ser uma música que marcou a minha infância", ressalta o cantor.

    Mais que uma coletânea completa, Nos Braços do Povo – Volume I mostra que a música é, para Xande, memória e presente ao mesmo tempo. Uma forma de homenagear suas raízes, um gesto de gratidão às referências que o inspiraram e uma forma de devolver ao público tudo aquilo que ele acredita ter recebido, o abraço do povo.

    Por Amanda Santiago



    Tracklist "Nos Braços do Povo – Vol. 1"

    1. Bira Presidente (Xande de Pilares)

    2. Bisnaga (Arlindo Cruz / Beto Sem Braço) / Cabelo no Pão Careca (Barbeirinho do Jacarezinho / Rody)

    3. Quando Eu Jogo a Rede (Marquinhos PQD / Rubens Gordinho/ Sombrinha) / Hoje é Dia de Festa (Efson)

    4. Posso Até Me Apaixonar (Dudu Nobre) / Eta Povo Pra Lutar (Bada / Fernando Magarça / Gilson Bernini / Brasil do Quintal)

    5. Saudade Louca (Acyr Marques / Arlindo Cruz / Franco) / Lente de Contato (Zeca Pagodinho / Jorge Simas / Wanderson) / Alô, Gatinha! (Wilson Moreira)

    6. É Assim Que Vai Ser (Carica / Chiquinho dos Santos / Prateado) / Desejo / Mais Forte Que Eu (Chrigor / Izaias / Pericles / Thell)

    7. Vento (Julio Cezar Martins Macabu)

    8. Te Amo Princesa (Delcio Luiz / Cizinho)

    9. Timidez (Delcio Luiz / Prateado) / Dia de Sol (Carica / Prateado) / Nossa Procura (Carica / Prateado) part. Netinho de Paula

    10. Medo Feroz part. Netinho de Paula (Roberto Serrão / Guilherme Nascimento)

    11. Deusa do Ijexá part. Netinho de Paula (Arlindo Cruz / Acyr Marques)

    12. Sentimento de Posse (Arlindo Cruz / Jorge David) / Saudade de Nós (Edu / Mito)

    13. Luz (Chiquinho dos Santos) / A Coisa Mais Linda (Paulinho Cruz / Fernando Paz) / Do Jeito Q'Eu Gosto (André Renato / Veth Araújo)

    14. Alegre Menina (Jorge Amado / Dori Caymmi) / Falando Com os Astros (Sereno, Jorge Aragão / Mauro Diniz)

    15. Cada Um, Cada Um (Ronaldo Barcellos) / Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda (Hyldon)

    16. Brincando de Samba de Roda (Arlindo Cruz / Franco) / Molha Meus Lábios (Lourenço / Pedrinho da Flor)

    17. Doidinha Por Meu Samba (Franco / Lourenço) / É Tão Bonito (Lourenço / Jorge Cardoso)

    18. Papo de Homem e Mulher (Franco / Sombrinha) / Saudade Que Não Se Desfaz (Franco / Sombrinha)

    19. Fim da Tristeza (Arlindo Cruz / Carlos Sena / Maurição)

    20. Mainha Me Ensinou (Xande de Pilares/Arlindo Cruz/Gilson Bernini)

    21. Preste Atenção (Ganso / Nego de Realenco / Ciney) / Rosalina (Luizinho/Serginho Meriti) / Pela Hora (Carlos Caetano/Adriano Ribeiro)

    22. Do Lado Direito, da Rua Direita (Luiz Carlos / Chico) / Gostava Tanto de Você (Ed Valle)

    23. Naturalmente (Villanova) / Se Não For Amor (Jorge Santana / Paulox Santana / Angela San)

    24. Brilhante Raro (Carica / Prateado) part. Carica

    25. Crianças do Brasil (Carica / Prateado) / Não Tão Menos Semelhante (Carica / Mário Sérgio) part. Carica

    26. Zumbi (Carica / Prateado) part. Carica

    27. Trem Brasil (Carica / Prateado. Editora: Warner) part. Carica

    28. Oyá (Carica / Prateado) part. Carica

    29. Quitandeiro (Monarco / Monarco) / Peixe Com Coco (Alberto Lonato / Josias / Maceio do Cavavo)

    30. Coisa Fofa (Zé Roberto / Adalto Magalha)

    31. Céu Aberto Colorido (Ademir Marques da Silva / Bebeto)

    32. Olha Eu Aqui (Bebeto / Jobam) / Apareça (Francisco R Lopes)

    33. Dias de Lua (Claudio Cartier / Marco Aurélio / Paulo Cesar Feital)

    34. Aos Novos Compositores (Acyr Marques / Arlindo Cruz / Chiquinho)

    35. Deixe Estar (Cléber Augusto) / Ontem (Jorge Aragão)

    36. Doce Amizade (Jorge Aragão)

    37. Amigo (Jorge Aragão)

    38. Patota de Cosme (Carlos Sena / Cici Costa / Nilton Santos) / E Por Falar em Saudade (Caprichosos 1985) (Almir de Araújo / Balinha / Carlinhos de Pilares / Hercules / Marquinho Lessa)

    39. Salgueiro de Corpo Fechado (Salgueiro 2025) (Xande de Pilares / Jassa / Jefferson de Oliveira / Jorginho V13 / Leonardo Gallo / Miguel Dibo / Pedrinho da Flor / Renato Galante / Betinho de Pilares / W Correa)




ANUNCIANTES






SIGA O Ti Ti Ti!