NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba
-
Vizinha Faladeira define enredo para o carnaval 2024
Redação em 07 de Agosto de 2023
Valongo - O Cais da Resistência, será o tema para o próximo desfile
Em festa na quadra, que aconteceu neste domingo (6), no Santo Cristo, a Vizinha Faladeira, primeira escola de samba do Brasil, apresentou o enredo 'Valongo - O Cais da Resistência', desenvolvido pelo carnavalesco André Tabuquine. O tema é uma grande aposta da Pioneira do Samba para o próximo carnaval.
O enredo é uma homenagem ao Cais do Valongo. O local é um antigo cais localizado na zona portuária do Rio de Janeiro, criado em 1811 pela Intendência Geral da Polícia da Corte do Rio de Janeiro, por iniciativa do Marquês de Lavradio, para transferir o mercado de escravos que desembarcavam na Praia do Peixe, atual Praça XV, para a região do Valongo.
Ao longo de 40 anos, que se estendeu até a metade do século 19, passou pelo cais cerca de um milhão de africanos escravizados. Considerado o local que mais recebeu escravizados no mundo. O sítio arqueológico do Cais do Valongo foi redescoberto em 2011, durante as escavações das obras do Porto Maravilha. Em 2017, foi reconhecido como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Durante o grande evento, que foi regado a feijoada e muito samba, a Pioneira apresentou oficialmente André Tabuquine, carnavalesco que será responsável por dar forma ao enredo que a agremiação levará para avenida da Nova Intendente em 2024. Feliz com o convite, Tabuquine declarou:
"Não tive como recusar um convite desse, em participar dessa grande escola que é a Pioneira do Samba. Agradeço a toda diretoria e ao presidente David. Também não tive como não abraçar um enredo como este, que é patrimônio mundial. Sou imensamente feliz e honrado em poder contar a história do Valongo, um cais que pra mim é um símbolo de resistência. É um enredo realmente local e rico".
Em março deste ano, a Vizinha Faladeira recebeu o certificado de membro do Comitê Cais do Valongo, extinto em 2019, e recomposto por meio da Portaria nº 88, de 20 de março de 2023, na semana em que se celebra o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. A agremiação faz parte do grupo composto por 15 representantes da sociedade civil e 16 representantes governamentais.
"Assim como Cais do Valongo, nossa agremiação também é resistência, além disso, a Vizinha Faladeira é oriunda dessa região.
Então decidimos nos unir e contar essa história na avenida, porque foi uma grande vitória ter o Cais do Valongo reconhecido como Patrimônio Mundial. Tem muita história de dor e sofrimento, mas acima de tudo, de RESISTÊNCIA, e isso não pode ser esquecido jamais", declara o presidente David dos Santos.
Em 2024, a Pioneira do Samba será a oitava escola a desfilar na segunda noite dos festejos da Série Prata, da SuperLiga Carnavalesca, na passarela da Nova Intendente.