NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba

  • Vila Isabel leva disputa de samba à Pedra do Sal e celebra raízes do samba antes da grande final

    Redação em 02 de Setembro de 2025

    A Unidos de Vila Isabel volta às origens do samba neste sábado (6), para um encontro especial na histórica Pedra do Sal, coração da Pequena África, no Rio de Janeiro. O evento gratuito marca a apresentação dos três sambas finalistas da disputa que escolherá o hino oficial do Carnaval 2026 da azul e branca.

    A disputa teve início em 15 de agosto e, após semanas de intensa competição, entra agora em sua reta final. A semifinal acontece na sexta-feira (5), na quadra da escola. Já no sábado, os finalistas levarão suas obras ao palco simbólico da cultura afro-carioca, a partir das 15h, em uma grande celebração que contará com um show especial da escola seguido pela apresentação dos sambas concorrentes. A grande final está marcada para o dia 12, também na quadra da Unidos de Vila Isabel.

    Este ano, a escola homenageia Heitor dos Prazeres com o enredo "Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um sambista sonhou a África". Pintor, compositor e sambista, Heitor teve uma relação íntima com a região da Pedra do Sal, espaço que foi berço do samba carioca e ponto de encontro de grandes nomes da música, da cultura e da religiosidade afro-brasileira. Levar a disputa para este local reforça o compromisso da Vila Isabel em celebrar a ancestralidade e as raízes do samba.

    "Levar nossa disputa para a Pedra do Sal é um gesto de respeito e reconhecimento às raízes do samba e à história da Pequena África. É um momento de celebrar a ancestralidade e aproximar a comunidade dessa etapa tão importante para o nosso desfile", destaca Moisés Carvalho, diretor de Carnaval da Unidos de Vila Isabel.

    O festejo na Pedra do Sal promete unir tradição e festa popular, abrindo caminho para a grande final que definirá o samba-enredo oficial da agremiação para o próximo Carnaval.



ANUNCIANTES






SIGA O Ti Ti Ti!