NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba
-
Vai Sereia Faladeira, Tuas raízes encontrar": esses são os versos do samba que irá embalar o desfile da Vizinha Faladeira para 2026
Redação em 08 de Setembro de 2025
No evento foram apresentadas algumas das fantasias que estarão para a avenida no próximo carnaval
Neste final de semana, a Vizinha Faladeira escolheu o samba da parceria de Regina, Luciano Fogaça, Orlando Junior, Cecília Cruz, Diego Nogueira, Osmar Fernandes, André Damazio, Claudinho e Júlio Pagé, como o seu hino oficial para o seu desfile de 2026, na Intendente Magalhães. A escola levará para a avenida o enredo: "A voz que vem do mar é ancestral" de autoria dos carnavalescos Leandro Mourão e Vitor Mourão.
Com a casa cheia, o evento contou com a presença de personalidades do samba como o presidente da Superliga Carnavalesca do Brasil, Vinícius Macedo e o diretor de carnaval da entidade Junior Cabeça, o mestre Casagrande da bateria Pura Cadência da Unidos da Tijuca e entre outros. Também ocorreu o enfaixamento da musa, Rafaela Marinha pela sua madrinha, a rainha da bateria Cadência de Niterói do G.R.E.S. Acadêmicos de Niterói, Vanessa Rangeli; o muso da comunidade Patrick Sanchez e a rainha dos passistas Roberta Paula, deram as boas-vindas a mais nova integrante. Foram apresentados oficialmente a renovada Porta-bandeira Jéssica Barreto e o recém-chegado Mestre-Sala Luiz Felipe, eles que iniciaram a parceria em 2002, irão revivê-la no próximo carnaval, após 23 anos, formando o novo o primeiro casal da escola.
E para completar o clima de festa, o público pôde apreciar dez fantasias inéditas que farão parte do próximo desfile, incluindo além de alas tradicionais, a das baianas, dos passistas e da bateria. Um trabalho feito com maestria pela equipe do ateliê coordenada pelos carnavalescos.
O evento também contou com o show dos segmentos da escola, revivendo os seus antigos carnavais, do cantor Chocolate e de Chacal do Sax; além de receber a co-irmã e madrinha G.R.E.S. União da Ilha do Governador, abrilhantando a noite.
A Pioneira do samba, será a oitava agremiação a se apresentar na noite do domingo de carnaval, dia 15 de fevereiro, pela Série Prata.
Confira a letra e o áudio do samba campeão:
*COMPOSITORES: REGINA, LUCIANO FOGAÇA, ORLANDO JUNIOR, CECÍLIA CRUZ, DIEGO NOGUEIRA, OSMAR FERNANDES, ANDRE DAMAZIO, CLAUDINHO E JÚLIO PAGÉ*
*INTÉRPRETES: ANA MARI, LEO SIMPATIA, TICARLOS E ORLANDO JÚNIOR.*
Amanheceu silencioso mar
Na maré cheia, vamos embarcar
Não ouvimos teu clamor a ressoar
Um canto prenuncia a jornada
Como foi que a humanidade se perdeu?
Calaram a voz dos ancestrais
Em águas turvas segredos não mais
Quem sabe dizer o preço da modernidade?
Que silencia os batuques desse chão
Convoca a irmandade pra missão.
*Vai Sereia Faladeira*
*Tuas raízes encontrar*
*Segue firme a correnteza*
*Custe o que custar*
*O sussurro de socorro, invade o morro*
*A esperança é porta-voz do teu cantar*
No vai e vem das ondas
O cenário da destruição
O lixo dominava a imensidão
E já não se podia respirar
Quem suja o mar, não é de sambar
Oh, mãe! A força das marés a te guiar
Kianda, em teus braços não há o que temer
Teu poder é ancestral
Alerta a todo o ser humano
Faz do Oceano, palco do teu carnaval
*A Pioneira girou, sob a luz do luar*
*História pra contar*
*Eis o sagrado festejado na areia*
*Sambando na beira do mar, vem Sereia*
Fotos: Divulgação.

