NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba

  • União da Ilha retorna à elite do samba

    Lucia Mello em 25 de Fevereiro de 2009

    Ao superar as favoritas São Clemente e Estácio, escola volta ao Grupo Especial depois de nove anos

    Rio - Depois de nove anos a União da Ilha do Governador está de volta ao Grupo Especial. Vencedora do Grupo de Acesso, que desfilou no sábado, a agremiação perdeu apenas oito décimos, contrariando previsões que davam o título à Estácio de Sá ou à São Clemente. A apuração das notas da Liga das Escolas de Samba do Grupo de Acesso (Lesga) também teve outras surpresas: a anulação das notas de Samba-Enredo do julgador Jorge Salomão, acusado por duas escolas de vazar notas pela Internet, e a decisão de não rebaixar a última colocada, a Caprichosos de Pilares.

    A realização do desfile do ano que vem com 11 escolas — as 10 do grupo mais o Império Serrano — foi acertada, segundo o presidente da Lesga, Reginaldo Gomes, pelos dirigentes das agremiações em uma reunião no último dia 18. “Decidimos com os presidentes das escolas que não rebaixaríamos uma, já que fizemos um Carnaval limitado, sem a verba de R$ 468 mil prometida pelo governo estadual”, explicou Reginaldo Gomes.

    Essa também foi a primeira vez que as notas de um jurado são anuladas. Segundo o presidente, duas escolas apresentaram à presidência da Lesga, minutos antes da apuração das notas, a cópia de uma suposta conversa, através de um programa de mensagem instantânea, entre o jurado e uma pessoa não identificada.

    'Ainda não sabemos se realmente era ele. Mas a mensagem faz sentido, porque as informações sobre as notas coincidiam com que estavam no envelope. Portanto, mesmo que não tenha sido ele, a informação partiu dele. As notas 8 e 10 foram confirmadas”, afirmou Reginaldo Gomes, acrescentando que Jorge Salomão foi expulso do quadro de jurados da Lesga.

    Fora da elite do Carnaval desde 2001, a União da Ilha do Governador somou 239,9 pontos ao levar para a Avenida o enredo ‘Viajar é Preciso — Viagens extraordinárias através de mundos conhecidos e desconhecidos’. “A União da Ilha voltou para onde ela nunca deveria ter saído. Foi um desfile impecável e uma vitória merecida”, comemorou o presidente da escola, Ney Filardis. A agremiação, fundada em 1953 e que tem como madrinha a Portela, chegou à elite das escolas de samba pela primeira vez em 1974.

    Caprichosos fica em último lugar

    Apesar de a campeã União da Ilha não ter sido considerado a favorita para voltar ao Grupo Especial, a grande surpresa da apuração foi a colocação da tradicionalíssima Caprichosos de Pilares. A escola amargou o último lugar, com 235,3 pontos.

    O presidente da Caprichosos, Paulo de Almeida, creditou a baixa pontuação a dois erros que não foram cometidos pela escola: a falha no som durante o desfile e o atraso de 25 minutos no início da passagem da São Clemente. Os organizadores do desfile atribuíram a falha devido à falta de colocação de grades para impedir o acesso do público e de ambulantes à área de armação das escolas, na Avenida Presidente Vargas.

    “Entramos na Avenida às 7h, sob a luz do dia. Perdemos com a falha no som e nossas fantasias não tiveram o mesmo brilho, porque o dia já estava claro”, disse. A apuração dos grupos B, C, D e E será hoje, às 14h, no Terreirão do Samba.

    Confira o resultado:

    1. União da Ilha - 239,9
    2. Renascer da Jacarepaguá - 239,2
    3. Rocinha - 239,0
    4. São Clemente - 238,5
    5. Estácio de Sá - 238,1
    6. Santa Cruz - 237,8
    7. Paraíso do Tuiuti - 236,8
    8. Império da Tijuca - 236,3
    9. Inocentes de Belford Roxo - 235,9
    10. Caprichosos de Pilares - 235,3



ANUNCIANTES






SIGA O Ti Ti Ti!

#TITITIDOSAMBA