NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba

  • Uma celebração à vida e ao orgulho da origem Africana. No Centro Cultural Justiça Federal.

    Lucia Mello em 07 de Novembro de 2014

    Zózimo Bulbul – Uma Alma Carioca. De 18 de novembro a 18 de janeiro.
    Exposição com diversas fotos e exibição de filmes de Zózimo Bulbul – Uma Alma Carioca. Nas galerias do 2° andar, com fotografia de Ierê Ferreira, Vantoen Pereira Jr, Januário Garcia, Zezinho Andraddy, Luiz Paulo Lima e José Medeiros (in memoriam).
    O projeto ocupará todo o segundo andar, em cinco salas, em torno de 294m² de pura arte e alegria de Zózimo Bulbul, com mais de 30 fotos em preto e branco e coloridas, reproduzidas em diversos tamanhos, que variam como de uma parede de 3m por 5m, até pequenos formatos como de 21cm por 29cm. A sala principal será um set de filmagens, onde serão exibidos em torno de 12 filmes entre curtas, médias e longas, dirigidos por Zózimo nas muitas fases do cineasta.
    A mostra é uma grande homenagem à figura emblemática de Zózimo Bulbul, um dos maiores representantes da cultura negra. A proposta dessa exposição é a ocupação de espaço: espaço artístico, político, racial, social / espaço de denúncia /espaço de superação. Com curadoria Biza Vianna - Produção e divulgação da Equipe do Afro Carioca de Cinema. Acervo Fotográfico de Vantoen Pereira Jr, Centro Afro Carioca de Cinema e Academia Brasileira da Cachaça.
    A exposição é separada em quatro etapas: Família - Juventude/sucesso - O Sonho / Cinema - Dificuldades / Transformações e Centro Afro Carioca de Cinema. A mostra tem a cidade do Rio de Janeiro, sempre como fundo: de Quintino a Botafogo e Ipanema, da Lapa à Praça Tiradentes e à Cinelândia. As fases são representadas desde a formação em internato ao sucesso/ao glamour/a possibilidade dos sonhos. Uma interferência constante: o racismo/a dissimulação do racismo brasileiro. Ideais de transformação: SONHOS, CINEMA, VIAGENS. Rio, São Paulo, Paris, Nova York, Burkina Faso. ENFRENTAMENTO, SUPERAÇÕES E REALIZAÇÕES. Centro Afro Carioca de Cinema/Encontros de Cinema Negro Brasil, África e Caribe. A grande conquista, o grande legado. Na maturidade, torna-se referência para as novas gerações. Sua grande realização: A PONTE COM O CONTINENTE AFRICANO ATRAVÉS DO CINEMA. Trazer para o Brasil o que viveu fora, o cinema africano e seus cineastas como símbolo, como transmissão da cultura que sempre valorizou.
    Em tempo: Zózimo acreditava no poder transformador do cinema, que para ele era capaz de mudar a concepção de um país. O cineasta realizou um grande trabalho de aproximação com o cinema de países africanos e incentivou o cinema realizado por cineastas afrobrasileiros, africanos e da Diáspora, fortalecendo uma ponte de parceria com o continente africano, ou seja, deixou um legado imensurável, através dos seus olhos e ideais.
    Local – Centro Cultural Justiça Federal
    Avenida Rio Branco, 241, Cinelândia/RJ
    Abre dia 18, às 18h
    Acontece do dia 18 (terça) de novembro de 2014, a 18 (domingo), de janeiro de 2015
    De terça a domingo, das 12h ás 19h
    Telefone: 3261 2550
    Entrada Gratuita



ANUNCIANTES






SIGA O Ti Ti Ti!