NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba

  • Trem do Samba completa 30 anos movimentando o Rio e reunindo milhares de pessoas da Central do Brasil a Oswaldo Cruz

    Redação em 12 de Dezembro de 2025

    O evento histórico celebrou o Dia Nacional do Samba com mais de 12 horas de programação, centenas de artistas e a maior cobertura audiovisual já realizada em três décadas.

    O Rio de Janeiro celebrou em grande estilo o Dia Nacional do Samba, com a realização da 30ª edição do Trem do Samba, que reuniu um mar de pessoas, em dia de sol quente, típico da capital carioca em uma grande festa cultural que começou na Central do Brasil e percorreu o subúrbio da cidade.

    Idealizado pelo cantor e compositor Marquinhos de Oswaldo Cruz, o evento já faz parte do calendário da cidade e, ao longo das três décadas de existência, tornou-se um marco de resistência cultural. Rumo a Oswaldo Cruz ao som de músicos e passistas, recriando a histórica viagem de Paulo da Portela, na década de 1920, sambistas celebraram o gênero com a benção das Velhas Guardas das escolas de samba, em respeito à ancestralidade e à memória do samba.

    Este ano também marcou a maior cobertura fotográfica e audiovisual da história do evento, com dezenas de profissionais registrados em ação. Estima-se que tenham sido produzidas mais de 50 mil imagens ao longo do dia, graças a uma parceria realizada entre a organização e a Banlek, uma das mais importantes plataformas de fotografia da América Latina. Mantendo viva a tradição, mas sem abrir mão da modernidade, o Trem do Samba lançou pela primeira vez um portal de imagens reconhecidas via tecnologia facial, permitindo que os participantes encontrem suas fotos oficiais.

    A edição comemorativa recebeu apresentações de nomes como Dudu Nobre, Leci Brandão e Roberta Sá, além de centenas de artistas distribuídos por três palcos oficiais, 24 vagões temáticos e 20 rodas de samba. Ao todo, foram mais de 12 horas ininterruptas de música e celebração.



ANUNCIANTES






SIGA O Ti Ti Ti!