NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba
-
Sucesso de inscrições leva a Escola Olodum Rio a abrir mais vagas para aulas em cursos gratuitos no MUHCAB com visitas guiadas pela Pequena África
Redação em 06 de Agosto de 2025
Percussão Samba-reggae, Dança Afro, Canto Coral e Formação de Lideranças Afrodescendentes para alunos entre 10 e 29 anos com novas turmas e horários.
A Escola Olodum Rio oferece muito mais do que apenas cursos gratuitos no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira – MUHCAB, espaço administrado pela Prefeitura do Rio através da Secretaria Municipal de Cultura, que fica bem coração da Pequena África. Ela desempenha um papel crucial na formação do aluno com base na afrobetização cidadã.
Além das aulas que inclui letramento racial e valorização da cultura afro-brasileira, o projeto possibilita aos alunos visitas guiadas no próprio museu e em pontos turísticos no centro histórico do Rio de Janeiro situado na zona portuária. A realização é da Associação Riart e a iniciativa foi idealizada por Ana Brites, a diretora da Escola Olodum Rio. A coordenação pedagógica é do educador musical Anderson Vieira.
_A Escola Olodum Rio tem se estabelecido como escola afrocriativa com Formação de Lideranças Afrodescendentes, através do letramento racial. Como uma escola de pedagogia antirracista, é um espaço de afirmação, de cultura negra viva, de resistência e transformação social. Estamos sediados no MUHCAB e com inscrições abertas para todas as turmas! – avisa Anderson Vieira.
O MUHCAB abre as portas para a sua comunidade com o apoio da Secretaria da Juventude Carioca. Para atender a todos os interessados, principalmente os moradores dos bairros que formam a Pequena África, a diretora da Escola ampliou os horários para novas turmas. "Que venham crianças e jovens de todo Rio de Janeiro para os nossos cursos!" – convoca Ana Brites.
Ao transmitir conhecimento em cada curso num espaço de aprendizagem, o projeto carioca é inspirado na bem-sucedida experiência da Escola Olodum criada em Salvador (BA) e traz para o cenário cultural do Rio uma proposta inovadora de formação cidadã por meio da arte e da cultura afro-brasileira. A região, rica na trajetória do povo africano e seus descendentes na cidade carioca, estão ganhando mais reconhecimento e pontuação em termos de visitação e relevância cultural do que o Pelourinho, em Salvador.
_A Pequena África é o nosso Pelourinho da Bahia no Rio de Janeiro. Dois marcos importantes da cultura negra no Brasil se destacam como um destino turístico, cada vez mais procurado, impulsionado por roteiros que destacam sua herança ancestral – finaliza Ana Brites.
Sobre o Olodum
Fundado em 1979, no Pelourinho (BA), o Olodum é um dos mais importantes grupos culturais afro-brasileiros do mundo. Com sua banda internacionalmente reconhecida, o grupo também mantém uma escola, um centro de documentação, um bando de teatro, e promove ações de cidadania e direitos humanos, consolidando-se como uma holding cultural.
Sobre o MUHCAB
Localizado no Centro Cultural José Bonifácio, na Gamboa, o Museu da História e Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB) é um dos principais espaços de memória da população negra do Brasil, com acervo de cerca de 2.500 itens. A direção é de Sinara Rúbia. Mais informações: https://riotur.rio/que_fazer/muhcab-museu-da-historia-e-da-cultura-afro-brasileira/
Cursos, turmas, dias e horários
As inscrições abertas para os cursos gratuitos (terça, quarta e quinta) aceitam alunos entre 10 e 29 anos, dependendo dos dias e horários:
1 - Canto-Coral
* Professores Anderson Vieira e Julia Félix
Turma 1: terça, 15h às 16h30
Turma 2: terça, 16h30 às 18h
2. Dança Afro
* Professor Cleiton Sobreira e Percussionista André Souza
Turma 1: quarta, 15h às 16h30
Turma 2: quarta 16h30 às 16h30
3. Percussão Samba-Reggae
* Professores Matheus Fonseca e Pedro Ivo
Turma 1: quinta, 18h às 19h30
Turma 2: quinta, 19h30 às 21h
4. Formação de Liderança afrodescendentes
É um curso concomitante aos cursos artísticos que compreende encontros regulares para atividades de Letramento Racial, contando com atividades extracurriculares e uma série de Rodas de Conversa no mês do Novembro, em homenagem ao dia da Consciência Negra, dia 22 de novembro. A participação da Formação de Lideranças afrodescendentes é impreterível a todas as pessoas matriculadas, sendo parte da pedagogia antirrascista da Escola Olodum.
As inscrições são gratuitas e sujeito a lotação das vagas pelo link na bio do @escolaolodumrio ou contato pelo Whatsapp (21) 97521-7552
Patrocínios
• SBM Offshore, Cnooc, Radix, Americanas, Transegurtec, Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Parcerias Institucionais
• Escola Olodum - Salvador
• Secretaria da Juventude Carioca
• MUHCAB - Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira
Sigam o perfil @escolaolodumrio para informações sempre atualizadas.