NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba
-
Seminário de carnaval recorda revolução salgueirense das décadas de 60 e 70
Lucia Mello em 29 de Setembro de 2010
Uma noite para celebrar a história do carnaval do Rio. Na próxima sexta-feira (01/10), às 19 horas, no Espaço Cultural FINEP, ocorre a primeira edição do Projeto "Escola de Inovação 2010", capitaneado pelo Bloco "Inova que eu Gosto", formado por funcionários da FINEP.
O seminário "O erudito encontra o povo" vai relembrar a revolução estética e temática comandada pelo Salgueiro de Fernando Pamplona e Arlindo Rodrigues nas décadas de 60 e 70. Entre os debatedores, carnavalescos campeões como Renato Lage, Rosa Magalhães, Maria Augusta Rodrigues e Max Lopes.
Enredos como "Quilombo dos Palmares" (1960) e "Xica da Silva" (1963), que deram os primeiros títulos ao Salgueiro, são considerados marcantes pela forma como trataram as temáticas de origem africana nos desfiles, inserindo o negro como protagonista da história brasileira. Além disso, foi a Vermelho-e-Branco quem abrigou os primeiros integrantes da Escola de Belas Artes que se tornaram carnavalescos.
E não parou aí: o Salgueiro revolucionou ainda a forma de fazer samba-enredo com o desfile "Festa para um Rei Negro" (1971), o famoso "Pega no ganzê, pega no ganzá". O seminário vai, portanto, relembrar os fatos que fizeram da agremiação um referencial na folia.
Seminário "O erudito encontra a povo"
Debatedores:
Rosa Magalhães (Carnavalesca)
Renato Lage (Carnavalesco)
Maria Augusta Rodrigues (Carnavalesca)
Max Lopes (Carnavalesco)
Helena Theodoro (Pesquisadora)
Gustavo Melo (Jornalista)
Bira do R. (Locutor)
Mediador: Fábio Fabato
Organização: Inova que eu Gosto - Bloco dos amigos da FINEP e Departamento Cultural do Salgueiro
Espaço Cultural FINEP:
Praia do Flamengo, 200 - Pilotis
(Próximo à Estação Largo do Machado, do Metrô)
Hora: 19 horas
Entrada franca
Por: Divulgação