NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba

  • Sem Censura, da TV Brasil, apresenta edições temáticas na Semana da Consciência Negra

    Redação em 19 de Novembro de 2025

    Programa traz debate ao vivo sobre a pauta nesta quinta (20) e especial na sexta (21)

    Para refletir sobre questões relacionadas à luta antirracista, à representatividade, à diversidade e à valorização da vida das pessoas negras, o programa Sem Censura exibe duas edições sobre o assunto nesta semana na telinha da TV Brasil. As atrações se inserem na campanha "Vozes Negras: Em Alto e Bom Tom", lançada pelo canal para reforçar o compromisso da comunicação pública com a causa.

    No Dia da Consciência Negra, a apresentadora Cissa Guimarães entrevista a desembargadora Ivone Caetano, a atriz Elisa Lucinda, o ator Lucas Leto e o médico Fred Nicácio no Sem Censura desta quinta (20), ao vivo, às 16h, na TV Brasil. O jornalista e antropólogo Ernesto Xavier é o debatedor.

    A vida e a obra de Jovelina Pérola Negra (1944-1998) são destacadas no especial do programa nesta sexta (21), às 16h, na TV Brasil. Para resgatar essa trajetória dedicada ao samba, a atração recebe a cantora Cassiana Pérola Negra, e filha da diva; a atriz, cantora e compositora Afro Flor e o dramaturgo Leonardo Bruno. A debatedora é a jornalista Fabiane Pereira.

    No ar de segunda a sexta, às 16h, o Sem Censura pode ser acompanhado pelo app TV Brasil Play e no YouTube da emissora. O conteúdo ainda fica disponível em formato de podcast no Spotify. O programa tem horário alternativo mais tarde no mesmo dia, às 23h30.

    Programa discute pautas com lideranças negras

    Primeira mulher negra a se tornar juíza negra e única desembargadora negra do Estado do Rio de Janeiro, Ivone Caetano conversa sobre sua trajetória de vida e sua atuação na luta por justiça e igualdade racial durante a roda de conversa do Sem Censura desta quinta (20) na programação do canal público.

    Já a atriz e escritora Elisa Lucinda fala sobre a carreira e a nova peça "O princípio do mundo", que faz curta temporada no Rio de Janeiro em novembro. Estrelado por Elisa Lucinda, que assina a obra com a diretora do espetáculo Geovana Pires, o espetáculo combina poesia, humor e reflexões sobre o matriarcado.

    Com uma estrutura poética, a montagem promove encantamento sobre a força feminina, a sabedoria ancestral e a importância da cultura oral. O texto inspira-se na premissa de que a primeira criatura humana foi feita por uma mulher preta, a "Mãe do Mundo".

    O ator Lucas Leto recorda o personagem Fabiano Saldanha, o assistente de direção Sardinha, que ele interpretou na nova versão da novela "Vale Tudo". O artista ainda destaca o papel na série "Vermelho Sangue" em que ele fez Juan, um lobo-guará. A produção teve efeitos especiais e muita caracterização.

    O médico e palestrante Fred Nicácio participa da atração na telinha para discutir saúde pública voltada à população preta e LGBTQIAPN+. Ele traz reflexões importantes sobre acesso, equidade e políticas de cuidado.

    Bate-papo reverencia Jovelina Pérola Negra

    Na edição inédita de sexta (21), a entrevista do Sem Censura traz convidados que abordam o espetáculo "A Pérola Negra do Samba", musical com texto do jornalista Leonardo Bruno sobre a dama do samba. O papo na bancada reúne a cantora Cassiana Pérola Negra e a atriz Afro Flor, além do dramaturgo e da jornalista Fabiane Pereira.

    No palco, o programa da TV Brasil resgata repertório de hits da saudosa sambista. Entre os clássicos da cantora e compositora que os artistas interpretam no palco, a produção traz canções como "Sorriso Aberto", "Luz do Repente", "Feirinha da Pavuna", "Sonho Juvenil" e "No Mesmo Manto", entre outros sucessos.

    Sobre o programa

    O Sem Censura faz parte da programação do canal público desde 1985, quando estreou no dia 1º de julho na então TVE/RJ, hoje TV Brasil, sob o comando de Tetê Muniz. O bate-papo criado por Fernando Barbosa Lima ficou mais conhecido com o rosto de jornalistas como Lúcia Leme e Leda Nagle na apresentação. Desde 2024, a atração voltou ao formato original com Cissa Guimarães na bancada.

    A roda de conversa recebe artistas e profissionais de diversas áreas para debater temas do momento que interessam à sociedade. O vespertino tem quadro fixo de debatedores que se revezam ao longo da semana Em 2025, a premiada produção da TV Brasil, atual vencedora do Prêmio APCA de melhor programa de televisão, comemora quatro décadas no ar.

    A interatividade está presente no Sem Censura com a hashtag #semcensura40anos nas redes sociais. O público também pode participar pelo WhatsApp (21) 99903-5329. A apresentadora da roda de conversa lê e comenta as mensagens, enquanto os convidados respondem às perguntas enviadas.

    Com transmissão de segunda a quinta, ao vivo, às 16h, e edições especiais toda sexta-feira, sempre na mesma faixa, o programa é exibido simultaneamente na telinha, no app TV Brasil Play e no YouTube do canal. O conteúdo diário fica disponível em formato de podcast no Spotify. O Sem Censura ainda tem janela alternativa na programação TV Brasil mais tarde, no mesmo dia, às 23h30.

    Serviço

    Sem Censura – segunda a sexta, às 16h, na TV Brasil

    Sem Censura (reprise) – segunda a sexta, às 23h30, na TV Brasil

    Sem Censura – Spotify - https://open.spotify.com/show/09O9CTA1nHctKJ2AdII0JZ

    TV Brasil na internet e nas redes sociais

    Site – https://tvbrasil.ebc.com.br

    Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil

    YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil

    X – https://x.com/TVBrasil

    Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil

    TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil

    TV Brasil Play - http://tvbrasilplay.com.br



ANUNCIANTES






SIGA O Ti Ti Ti!