NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba
-
Santa Cruz anuncia comissao de carnaval e enredo para 2026
Redação em 21 de Agosto de 2025
A Acadêmicos de Santa Cruz anunciou a sua comissão de carnaval para o próximo ano. A equipe será composta por Lane Santana, Rodrigo Bonan, Márcio Pessoah e Maria Clara Vianna. A agremiação levará para a avenida o enredo "Brasil de Mil Faces em um Só Coração", almejando o título tão sonhado da Série Prata pela Superliga Carnavalesca do Brasil, o que também garantirá o seu retorno a Marquês de Sapucaí.
Confira a sinopse:
*Brasil de Mil Faces em um Só Coração*
*1. Pindorama: A Terra Antes do Brasil* - O enredo convida a uma imersão na história e na cultura do Brasil, celebrando sua complexidade e a resiliência de seu povo. A jornada começa em um tempo ancestral, quando a terra que hoje conhecemos era Pindorama, lar de diversas nações indígenas como os Tupinambás, Guaranis e Carajás. Era um tempo de profunda conexão com a natureza, onde a espiritualidade se manifestava nos rios, na floresta e na sabedoria dos pajés. Uma simbiose entre povos e natureza que moldava uma cultura rica, repleta de rituais e crenças, fazendo da terra um espaço sagrado e pulsante.
*2. O Choque de Mundos e o Gênesis da Nação* - A chegada das caravelas/galeões europeus marca um ponto de ruptura, transformando Pindorama em uma colônia. A terra sagrada é rebatizada inúmeras vezes, refletindo a visão e os interesses dos colonizadores, que a veem como fonte de riqueza a ser explorada. A extração do pau-brasil, cuja cor vermelha remete ao sangue derramado, dá nome à nova terra, simbolizando o início de um ciclo de violência e subjugação. Para viabilizar a exploração, um brutal regime escravocrata foi instaurado. Milhões de pessoas foram arrancadas da África, trazendo consigo não apenas a dor da escravidão, mas também a força de sua cultura, resistência e fé. Nas senzalas, o batuque se transforma em um grito de revolta e esperança, enquanto as mãos negras dão forma às igrejas barrocas, mesclando sua cosmovisão com a fé cristã. Essa união de saberes e crenças dá origem a um sincretismo religioso e cultural, um dos pilares de nossa identidade.
*3. A Construção do Brasil Moderno e a Luta por Liberdade*- O século XIX é marcado por profundas transformações políticas. A chegada da família real em 1808 eleva o Brasil a reino, o grito de Independência de 1822 consolida a autonomia política e a posterior Proclamação da República avança com a ideia de nação, embora a liberdade plena ainda não fosse uma realidade para todos. O país se abre à imigração, recebendo povos de diversas partes do mundo — italianos, japoneses, sírios, alemães
— que trazem novos conhecimentos e costumes, enriquecendo ainda mais o mosaico cultural. Do sul ao nordeste, da caatinga à favela, o Brasil se consolida como uma nação plural, forjada na luta e temperada pela esperança. Forjada na senzala, a voz do povo não se cala. O tambor continua a rufar, e a música se torna um instrumento de protesto e de preservação da memória. Nas periferias e na comunidade negra, emergem novas formas de expressão e resistência cultural: o samba, a capoeira e a religiosidade que, mesmo sob regimes de opressão, agonizam, mas não morrem. Operários, estudantes, mulheres, indígenas e negros se tornam os heróis de um povo que, através da arte e da luta, manteve acesa a chama de um futuro mais justo.
*4. A Diversidade como a Maior Riqueza*- Chegamos ao Brasil contemporâneo, um país ainda marcado por desigualdades, mas com um povo que resiste e se reinventa continuamente. Das periferias emergem cientistas, poetas, líderes e sonhadores que, com criatividade e perseverança, constroem um futuro promissor. A favela canta, a juventude se organiza e a diversidade se consolida como o maior patrimônio do país. Mais do que suas riquezas naturais, a verdadeira riqueza do Brasil reside em sua gente, fruto da mistura de todos os povos que aqui habitaram e continuam a habitar. *A celebração da história da nação é, acima de tudo, a celebração do povo brasileiro — uma nação de mil faces, com um só coração.*
Entrega da sinopse aos compositores:
Os compositores que desejarem concorrer a disputa de samba para a escolha do nosso hino oficial para o carnaval 2026, deverão comparecer a nossa quadra nesta quinta-feira, dia 22 de agosto, a partir das 15:00h na quadra, situada à Rua do Império, 573, no bairro de Santa Cruz, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro.
O tira dúvidas será realizado na segunda-feira, dia 25 de agosto, às 19:30h, com a comissão de carnaval, também na quadra.