NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba

  • Rocinha já tem samba-enredo para 2010

    Lucia Mello em 26 de Outubro de 2009

    Diante da sua quadra lotada, a Acadêmicos da Rocinha escolheu na madrugada deste sábado (24/10) o seu hino para o enredo "Ykamiabas" no Carnaval 2010. A parceria formada por Marcão R1, Leandro R1, Leléco, De Araújo, Marcelo PAC e Leonardo Porto foi a grande campeã na disputa do samba-enredo da escola de São Conrado.
    As torcidas das três parcerias finalistas compareceram em peso e fizeram uma bonita festa. A obra vencedora ganhou como prêmio um cheque no valor de R$10 mil, oferecido pela Capemisa.
    As composições finalistas se apresentaram por 25 minutos, com duas passadas sem bateria e o restante do tempo com os ritmistas da bateria nota 10 do Mestre Maurão. A parceria formada por Marcão R1, Leandro R1, Leléco, De Araújo, Marcelo PAC e Leonardo Porto foi a primeira a se apresentar, seguida por Wander Timbalada, Jorge Remédio, Mariano Araújo, Cezinha, Reginaldo e JJ Thompson e por último Marquinho do Armazém, Lequinho, Maurício Amorim, Sormany, Yuri Cruz e Fadico. Ao todo, 17 obras participaram da seleção. O anúncio oficial veio depois das 4h levando a comunidade da Rocinha ao delírio. A escola foi a última a definir o seu hino oficial.
    Bastante emocionado, Marcão da R1, um dos autores do samba-enredo vencedor, mal conseguia falar ao sagrar-se campeão da disputa do samba-enredo, que homenageará as mulheres guerreiras.
    "Estou muito emocionado, a ficha ainda não caiu. É uma alegria muito grande ser pela terceira vez um dos autores do samba que levará a minha comunidade na Avenida", disse Marcão, que compôs os hinos da Borboleta nos desfiles de 2007 e 1995.
    A tricolor gravará a sua faixa no CD dos sambas- enredos das escolas do Grupo de Acesso A, produzido pela Lesga amanhã às 10h, na quadra da Estácio de Sá.
    A Acadêmicos da Rocinha será a décima escola a desfilar na Passarela do Samba, no sábado de Carnaval de 2010. A escola verde, azul e branca buscará o título e a vaga no Grupo Especial com o enredo: "Ykamiabas", uma homenagem às mulheres guerreiras.
    O desfile será marcado por uma viagem do Rio Amazonas ao Rio de Janeiro cercada de magia, mistérios, luta, fé e beleza. E assim como as mulheres Ykamiabas, a Borboleta Encantada mostrará a garra da sua comunidade na Avenida no sábado de carnaval de 2010.
    Durante a finalíssima, o carnavalesco Fábio Ricardo ganhou um cordão com a pedra de Muiraquitã, amuleto das deusas guerreiras do Amazonas. O presente foi dado por Karyne Medeiros, nascida no Baixo Amazonas e descendente das Ykamiabas. Karyne é porta-estandarte do Boi Caprichoso, na Festa de Parintins e será destaque do abre-alas da Acadêmicos da Rocinha no Carnaval 2010.
    Confira a letra do samba campeão:
    Compositores: Marcão R1, Leandro R1, Leléco, De Araújo, Marcelo PAC e Leonardo Porto
    Aurora de uma nação
    O vento soprou
    Eram miracemas
    Trazendo os filhos do sol
    E as grandes guerreiras
    A luz do poema

    Na formação do reino das ykamiabas
    Muiraquitã, o amuleto do poder
    A pedra verde que fez da morubixaba
    Mulher pra governar e se temer
    Cadê a flauta encantada
    Que o homem roubou para si
    Deixando as Ykamiabas
    Fora da festa do Jurupari

    Mulheres de luta, as filhas da guerra
    Em noite de Lua, evocam a terra
    A deusa senhora de todo lugar
    Do ventre a diva depois de enamorar

    Veio da espanha a ambição
    Rasgando o mar, buscando riquezas
    Não conheciam as filhas do chão
    As protetoras da mãe natureza
    Amazonas, na expressão da liberdade
    É festa, é dança, é canto de fé
    O sonho de felicidade

    Na Rocinha, o exemplo de mulher
    A coragem, a ternura e a magia
    A sedução da natureza
    Quanta beleza
    No raiar de um novo dia



ANUNCIANTES






SIGA O Ti Ti Ti!

#TITITIDOSAMBA