NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba
-
Roberta Nistra lança "Eu não ando só" Única apresentação no Manouche, dia 31 de julho Acompanhada por Marcos Esguleba, com participação especial de Kiko Horta
Redação em 17 de Julho de 2025
A cantora, compositora e cavaquinista Roberta Nistra lança no palco do Manouche o seu novo álbum, "Eu não ando só" (selo Mestre Sala), em única apresentação, dia 31 de julho.
O novo projeto foi gravado entre as cidades de Madri, Lisboa e Rio de Janeiro, no final de 2024. O compositor, músico e produtor Pierre Aderne (radicado há 15 anos em Portugal) assina, além da produção do álbum, três novas parcerias com Roberta Nistra, incluídas no projeto.
Além de canções autorais, o repertório do álbum e do show inclui composições de Moacyr Luz (que também participa do álbum), Roque Ferreira, Dona Ivone Lara, Délcio Carvalho, Chico Alves e Manu Da Cuíca, entre outros compositores. O samba "Pra que discutir com Madame", que Janet de Almeida e Haroldo Barbosa lançaram nos anos 1940 (mais conhecido na versão de João Gilberto), é outro destaque do repertório. "O processo de escolha das canções foi feito enquanto eu tocava e cantava na residência artística que fiz, entre Madri e Lisboa. Pierre e eu fizemos muitas músicas juntos, tudo fluiu livremente. Nós dois temos algo em comum: pensamos em música 24 horas por dia, e tudo vira motivo para se fazer uma canção, um samba. Foram muitos encontros, saraus, caminhadas na praça e muita inspiração", revela Roberta, que acompanhou mestres como os saudosos Wilson Moreira da Silva, Monarco e Wilson das Neves como cavaquinista, no início da carreira.
Em sua única apresentação no Manouche, Roberta Nistra receberá o percussionista Marcos Esguleba, que também participa do álbum. Há décadas integrante da banda de Zeca Pagodinho, Esguleba já gravou com grandes nomes da música brasileira. "Pierre teve a ideia de chamá-lo para montar uma orquestra de tambores, agogôs, tamborins, pandeiros. Ficamos fascinados por ele!", conta Roberta. A união do cavaquinho e da voz de Roberta Nistra às percussões inspiradas de Marcos Esguleba, resultam em uma sonoridade minimalista. "A alma desse projeto está em encontrar um lugar tranquilo para a voz e o cavaquinho, em seu estado primordial, como eu faço nas resenhas depois de um show, no camarim com os amigos. Eu e meu instrumento, muitos sambas, muitos motivos para cantar e tocar. O axé quis que desse certo", conclui Roberta Nistra.
O repertório do show, que contará com a presença Kiko Horta em participação especial (acordeão), inclui músicas como "Abre Caminho, Abre" (Moacyr Luz / Pierre Aderne), "Eu não ando só" (Roberta Nistra / Pierre Aderne)", "Oxóssi" (Roque Ferreira), "Pra que discutir com Madame" (Janet de Almeida e Haroldo Barbosa), "As Guias" (Moacyr Luz / Chico Alves), "Minha verdade" (Dona Ivone Lara / Delcio Carvalho) e "História Pra Ninar Gente Grande" (Manu Da Cuica, Deivid Domênico, Tomaz Miranda, Mama, Marcio Bola, Ronie Oliveira e Danilo Firmino), entre outras.
Roberta Nistra no show "Eu não ando só"
Roberta Nistra: voz e cavaquinho
Marcos Esguleba: percussão
Kiko Horta: acordeon (part. especial)
Data: 31 de julho
Horário: 21 horas
Endereço Manouche: Rua Jardim Botânico, 983
Ingressos a partir de R$60,00 (https://olhaoingresso.com.br/)