NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba
-
Riotur celebra memória viva da cidade com lançamento da série digital “Patrimônios do Rio
Redação em 31 de Julho de 2025
Campanha da Riotur destaca a importância dos estabelecimentos reconhecidos como Patrimônios Culturais Cariocas
A Riotur – Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro – lança a série “Patrimônios do Rio”, um projeto audiovisual que será veiculado nas redes sociais da empresa (@riotur.rio / https://www.youtube.com/rioturoficial), com o objetivo de valorizar e dar visibilidade aos estabelecimentos reconhecidos oficialmente como Patrimônio Cultural Carioca.
Na primeira temporada, composta por sete episódios, a campanha mergulha na tradição e na memória afetiva da gastronomia carioca. Mais do que apresentar locais icônicos, a série propõe uma verdadeira viagem pela história viva do Rio por meio dos sabores que ajudam a construir e contar a identidade da cidade.
Todos os locais retratados foram oficialmente reconhecidos pela Prefeitura do Rio de Janeiro e pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), após criteriosa análise de relevância cultural, histórica, arquitetônica e social. Os primeiros episódios serão no Armazém Senado, Bar Velho Adonis, Bode Cheiroso, Bar da Portuguesa, Bar do Momo, Bar Urca e Cachambeer.
“O projeto Patrimônios do Rio nasce do desejo de valorizar o que é nosso — aquilo que carrega memória, identidade e afeto. Ao contar essas histórias nas redes, queremos mostrar que o patrimônio carioca vai além da arquitetura e dos monumentos: está também nas mesas, nos sabores e nas pessoas que mantêm viva a cultura da cidade”, afirma o presidente da Riotur, Bernardo Fellows.
Desde 2010, a Prefeitura do Rio, de forma pioneira e inédita no âmbito nacional, contempla bares e botequins como patrimônio imaterial na categoria atividade econômica tradicional e notável.
Idealizador do projeto digital ‘Patrimônios do Rio’, Felipe Quintans vem de uma família de imigrantes espanhóis com tradição no ramo da gastronomia. Literalmente nascido atrás do balcão, nunca se afastou desse universo. Apaixonado pela história do Rio antigo e seus comércios tradicionais, é pesquisador e autor de textos sobre o tema. Atualmente, também atua como Coordenador Político na Secretaria de Coordenação Governamental.
"A primeira temporada reforça o papel da gastronomia como elemento essencial na experiência turística e na preservação do patrimônio imaterial carioca.", complementa Renata Paes Leme, Diretora de Marketing da Riotur.
O episódio de estreia tem como cenário o Armazém Senado, tradicional botequim no Centro da cidade que funciona desde o século XIX. Tombado em 2011 como Patrimônio Cultural Carioca, o local mantém a decoração original e é reduto do samba e da boemia carioca.
A série “Patrimônios do Rio” marca o início de uma estratégia institucional da Riotur para valorizar os ativos culturais da cidade, aproximando moradores e turistas da riqueza histórica que molda o Rio. Após a primeira temporada dedicada à gastronomia, novos temas e patrimônios serão explorados em futuras edições da campanha.
Acompanhe os episódios da série nas redes sociais da Riotur: os teasers estarão disponíveis no Instagram (@riotur.rio), X (@riodejaneiro) e TikTok (@riotur.rio). Já os episódios completos poderão ser assistidos no canal oficial da Riotur no YouTube (@rioturoficial – https://www.youtube.com/rioturoficial). A primeira temporada vai ao ar entre os dias 30 de julho e 10 de setembro, com lançamentos semanais sempre às quartas-feiras.
Sobre os estabelecimentos:
Bar Velho Adonis (Benfica)
Ícone da cidade e referência na culinária portuguesa, é famoso pelo chope gelado e os pratos à base de bacalhau. O bar foi reconhecido como patrimônio cultural em 2013.
Bode Cheiroso (Maracanã)
Da calçada animada, logo enxergamos uma estufa repleta de delícias, como o torresmo mais famoso do Rio. Em 2023 recebeu, das mãos do Prefeito Eduardo Paes, a placa de Patrimônio Cultural Carioca.
Bar Urca (Urca)
Com uma vista deslumbrante da Baía de Guanabara, é famoso por seu pôr do sol e por seus petiscos tradicionais. Reconhecido como patrimônio cultural carioca em 2012.
Bar do Momo (Tijuca)
Em 2022 foi declarado Patrimônio Cultural Carioca. Reduto da boemia, é conhecido por seu ambiente informal - ponto de encontro de sambistas -, mesas na calçada e pratos tradicionais.
Bar da Portuguesa (Ramos)
Aberto em 1972, o tradicional e premiado bar tem o típico cenário de botequim de subúrbio. É conhecido pelo tradicional bolinho de bacalhau. Ali perto nasceu e cresceu Pixinguinha (1897-1973), que se tornou frequentador assíduo. O bar foi reconhecido como patrimônio cultural em 2021.
Cachambeer (Cachambi)
Famoso pelo preparo de costelas “no bafo”, que passam 12 horas marinando, e assando nas churrasqueiras. A casa ganhou em 2022 o título de Patrimônio Cultural Carioca.