NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba

  • Quanto vale um tweet?

    Lucia Mello em 16 de Setembro de 2010

    Artistas trocam músicas, vídeos e e-books por divulgação em redes sociais Mensagens no Twitter viram moeda de troca digital 
    .Na última década, a indústria fonográfica perdeu campo para a pirataria e para os downloads ilegais. Enquanto as grandes gravadoras buscam soluções, artistas independentes saem na frente e encontram novas formas para divulgar seu trabalho. O caminho escolhido pelo compositor e cantor Dimitri BR é pioneiro no Brasil. O músico, do projeto DiaHum, colocou uma compilação de seu trabalho para ser baixada na internet. O valor do download? Um tweet ou uma mensagem no Facebook. Assim, DiaHum foi o primeiro grupo do país a utilizar as redes sociais como moeda de troca, em um modelo que já está sendo chamado como pagamento digital social, o Pay with a Tweet.
    Criado no final do último semestre, o sistema permite uma troca entre o internauta e o produtor independente. Ganham os dois: o navegante virtual pode baixar vídeos, e-books e músicas inéditas e o artista recebe, como pagamento, a divulgação do seu trabalho. Qualquer conteúdo digital pode ser “comercializado” no site, que se baseia na velha propaganda boca-a-boca - agora pela via digital, já que todos os seguidores do Twitter ou todos os amigos do Facebook vão saber que você adquiriu um novo produto.
    Fundado pela empresa americana Innovative Thunder, o sistema de moeda de troca digital é gratuito. Inicialmente foi utilizado para divulgar o livro Oh my god what happened and what shoul i do?, escrito, não por acaso, pelos donos da empresa que lançou a ideia, Christian Behrendt e Leif Abraham. A primeira banda a utilizá-lo, em junho, disponibilizando uma música para download, foi a francesa The Teenagers, mas o site também convida cineastas, DJs, jornalistas e escritores para participarem do novo modelo de divulgação.
    Dimitri BR explica porque optou por este caminho, para disponibilizar a compilação do Música Sólida para download: “Estávamos pensando como poderíamos divulgar as músicas do DiaHum. Existem sistemas que te pagam por downloads, mas muito pouco. Entre ganhar cinco centavos ou tweets, divulgando o trabalho, optamos pelo tweet, achamos uma troca justa.”
    Pelo mundo, além de bandas e djs, atualmente, no Pay with a Tweet, você pode encontrar até oferta de cerveja, como o caso do hotel alemão Domspitzen, que troca uma mensagem de divulgação no microblog por uma copo da bebida para o hóspede.
    O projeto DiaHum, além de ser o primeiro grupo musical no país a usar o Pay with a Tweet, se escalou para uma tarefa complicada. Todo dia primeiro do mês, entre fevereiro de 2009 e maio de 2010, a banda lançou uma nova música, ou melhor, uma nova vídeocanção - cada novo trabalho, era divulgado por vídeo, postado no You Tube."Partimos do princípio que devemos usar o que temos.Todo dia primeiro eu tinha que gravar um novo vídeo, então fui adaptando o que faria de acordo com as circunstâncias. Colocamos as vídeocanções no You Tube porque ele já faz parte do cotidiano das pessoas, e não existe uma ferramenta semelhante só para música”, explicou Dimitri, que agora se prepara para dar continuidade ao projeto, com novas músicas a cada dia primeiro, com a diferença que, dessa vez, nem todas serão lançadas em vídeo.

    Retirado do site da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro
    Colaboração de Gustavo Durán

     



ANUNCIANTES






SIGA O Ti Ti Ti!

#TITITIDOSAMBA