NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba
-
Projeto Social da Portela visita unidades da Marinha
Lucia Mello em 18 de Novembro de 2010
A parceria entre a Portela e a Marinha Brasileira vai de vento em popa. Cento e vinte jovens, instrutores e sambistas da terceira idade ligados às oficinas de arte e aos cursos profissionalizantes do Projeto Gente Que Samba é Feliz, patrocinado pela Petrobras, participaram de uma visita ao Espaço Cultural da Marinha, no Centro, e à Ilha Fiscal.
Recebida pelas tenentes Bárbara Martins e Adriana Matos, além de monitores, a comitiva portelense visitou a exposição "30 Anos da Mulher Militar na Marinha Brasileira", o navio-museu "Bauru", a "Nau dos Descobrimentos", o submarino-museu "Riachuelo" e o helicóptero-museu "Rei do Mar", todos no Espaço Cultural. Em seguida, o grupo fez um passeio de escuna até a Ilha Fiscal, onde guias contaram como aconteceu o último baile da monarquia brasileira - realizado dias antes da Proclamação da República.
"A turma vibrou e elogiou bastante o atendimento prestado pela Marinha" - declarou Val Carvalho, coordenadora dos Projetos Sociais da Portela, que liderou a comitiva. "Passeios como este são muito importantes para que as crianças, os jovens e adultos de nossa comunidade tenham acesso a exposições, lugares e documentos que fazem parte da História de nosso país" - enfatizou.
Atendendo sugestão da Marinha, a Portela estuda um meio de inserir o conceito da "Amazônia Azul" num dos segmentos do enredo de 2011, "Rio, Aazul da Cor do Mar". Refere-se à área da Plataforma Continental, que abriga as reservas de petróleo e pré-sal, protegida pela Marinha Brasileira - área equivalente ao território e ao potencial de riquezas da Amazônia.
Após a visitação, foi oferecido um lanche ao grupo portelense, transportado em ônibus da Marinha, sob a responsabilidade dos sargentos Fábio e Mendes.
Por: Divulgação