NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba

  • PROGRAMA DE REFLEXÕES E DEBATES PARA A CONSCIÊNCIA NEGRA

    Lucia Mello em 26 de Outubro de 2010

     
    Convida para seu IV SARAU LITERÁRIO Cenas do Subúrbio Carioca e  100 anos de Noel Rosa
     Dia 27/Outubro a partir das 18:30 h no Colégio Professor Sousa da Silveira Rua Amália s/n – Quintino Bocaiúva
    De acordo com o conceito formulado pelo professor  Almir Chaiban El-Kareh “a palavra subúrbio, em português, bem como a sua correspondente francesa, banlieue, trazem sempre consigo um sentido pejorativo. Em português, o sufixo sub implica na subalternidade que as aglomerações que compõem o entorno da cidade estabelecem com ela. Em francês, banlieue designava o território situado num raio de uma légua (lieue) em torno da cidade e que estava submetido à sua jurisdição (ban). Mas o ban era também uma condenação ao exílio, expatriação, daí o verbo banir.” [1]
    Para nós suburbanos, a palavra subúrbio representa afetividade, amizade, companheirismo, nos remete as conversas nos portões das casas, aos fins-de-semana de samba e comidaria no quintal e na laje, as conversas nos bares até altas horas,. O Subúrbio expressa o jeito carioca marcado pela comunicabilidade, pela solicitude, pelo “jogo de cintura” para driblar adversidades da vida, características que formam a alma suburbana. Como dizia Luiz Carlos da Vila: “o subúrbio é a alma e o samba é o coração da música. O abstrato e o concreto da cidade, que precisa do subúrbio para existir.”
    O PROGRAMA DE REFLEXÕES E DEBATES PARA A CONSCIÊNCIA NEGRA na IV edição de seu Sarau Literário presta homenagens ao SUBÚRBIO CARIOCA, esquecido pelo poder público, mas muito amado por seus moradores. Uma homenagem é por meio da lembrança de um de seus maiores compositores e sambista, Noel Rosa, que neste ano completa cem anos de nascimento.
    Noel Rosa foi sambista, cantor, compositor, bandolinista, violonista, um dos maiores e mais importantes artistas da música no Brasil, criado no bairro carioca de Vila Isabel, esse grande músico teve sua história contada no samba-de-enredo do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Vila Isabel com o título: “A Presença do 'Poeta da Vila'”, de autoria de Martinho da Vila. Vamos comemorar aquele que foi um dos mais sensíveis sonhadores, arquiteto das palavras, um dos maiores sambistas de nosso subúrbio.
    Nesta pesquisa sobre Samba nossos alunos do Colégio Estadual Professor Sousa da Silveira, elegeram “A mais suburbana de todas as Escolas de Samba” o Grêmio Recreativo Escola de Samba Caprichosos de Pilares, desde 1949 marcando sua presença através de sambas-de-enredo de forte teor político, sempre com muita irreverência.
    Assim como o PROGRAMA DE REFLEXÕES E DEBATES PARA A CONSCIÊNCIA NEGRA que implementa os conteúdos de História Africana, Cultura Afrobrasileira e Cultura Indígena nos currículos escolares, a Caprichos de Pilares há alguns anos também vem apresentando em seus carnavais as contribuições dessas matrizes étnicas em sambas como: “Congada do Rei Davi”, “Uruçumirim, paraíso tupinambá”, “A visita da nobreza do riso à Chico Rei num palco nem sempre iluminado”, “Brasil feito à mão... Do barro ao Carnaval”. Não esquecendo do samba de 1993 que, para nós, demonstra a vida e a alma suburbana: “Não existe pecado do lado de cá do Túnel Rebouças”.
    “Vem pro lado de cá
    Vem se acabar na minha aldeia
    Vem do túnel pra cá
    Pecado não há e nem areia
    Sou suburbano
    Sou caprichoso, assumido e orgulhoso
    É isso aí, operário marmiteiro
    E muambeiro lá de Acari”
    Em 2011 Caprichosos de Pilares com o enredo “Gente humilde” que contará da história da cidade que origina este território e da sua gente e vamos tê-los no nosso Sarau Literário e desde já começar a cantar o SUBÚRBIO CARIOCA.
    1 El-Kareh, Almir Chaiban – Palestra: Quando os subúrbios eram arrabaldes: um passeio pelo Rio de Janeiro e seus arredores no século XIX. In Colóquio "150 Anos do Subúrbio Carioca" pelo Departamento de Graduação, Biblioteca de Geociências, pelo PET de Geografia e com apoio do Programa de Pós-Graduação em Geografia e do Instituto de Geociências da UFF, dias 18, 19 e 20.
    Realização:Clippings http://bit.ly/daq9oY
    Recomendação do MEC http://bit.ly/a9qvtW
    Palestras e atividades http://bit.ly/aOMya1
     

     



ANUNCIANTES






SIGA O Ti Ti Ti!