NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba

  • Porto da Pedra reinaugura quadra antiga e terá 2 espaços pra ensaiar

    Lucia Mello em 17 de Dezembro de 2010

     Ano novo, casa nova. Na primeira sexta-feira de 2011, a Porto da Pedra reinaugura sua quadra no bairro que dá nome à escola. Há seis anos, a agremiação de São Gonçalo saiu do espaço e foi para o Vila Lage. Como um bom filho que à casa torna, o Tigre celebra a volta às suas origens com um grande evento gratuito que contará com intérpretes de várias escolas, bateria, baianas, velha guarda, mestre-sala e porta-bandeira e outros componentes. A festa acontece na semana do Viradão de Momo, quando todas as doze quadras das escolas do Grupo Especial sediarão eventos culturais.
    O presidente da Porto da Pedra, Francisco Marins, explica que o novo espaço da escola, que fica na Rua João Silva 84, será um centro cultural que abrigará diversos shows e eventos ao longo do ano. A programação, que vai incluir os tradicionais bailes funks, ainda não foi definida. O que já está acertado é que, após a reinauguração no dia 7 de janeiro, os sambões ensaios que funcionam mais como shows, sem a preocupação rígida com o desfile de carnaval - continuarão a ser realizados todas as sextas-feiras. Já os ensaios técnicos serão mantidos às quartas-feiras na quadra do Vila Lage.
    Para voltar a receber os sambões do Tigre, o espaço do Porto da Pedra passou por algumas modificações. Os equipamentos de som e de iluminação ganharam melhorias, o palco e o platô da bateria foram reestruturados e foi feita a parte acústica.
    - Vamos manter as duas quadras. Não vamos voltar para a do Porto da Pedra por uma questão bairrista. A escola é do município. E hoje nos orgulhamos de ter duas comunidades engajadas com a agremiação - afirma o presidente Fernando Marins.
    De acordo com ele, a quadra do Vila Lage concentrará os projetos sociais da escola, que incluem consultórios médicos e odontológicos, projetos de dança e assessoria jurídica, entre outros. Marins ressalta que vai procurar fazer parcerias com empresas públicas e privadas para fortalecer ainda mais os serviços oferecidos à comunidade. Uma das propostas é trazer de volta para São Gonçalo o programa Circo Social, que ensina artes circenses integradas com outras linguagens artísticas a crianças e jovens em situação de risco.
    Já para os frequentadores do sambão, o espaço no Porto da Pedra é de mais fácil acesso. Ele fica próximo do Centro de São Gonçalo e terá mais conforto, garante o diretor administrativo da escola, Virgílio Leocádio. Segundo ele, até a inauguração, ficarão prontos a pintura e o trabalho de identidade visual, que está sendo coordenado pelo carnavalesco Paulo Meneses:
    - O espaço no Porto da Pedra estava sendo usado nos últimos tempos apenas como casa de show. E casa de samba é diferente. Tem que ter as cores e os símbolos da escola. Além disso, buscamos valorizar e impactar a comunidade. Para isso, nada melhor do que levá-la de volta para sua casa, de onde não deveria ter saído.

    Por: Divulgação



ANUNCIANTES






SIGA O Ti Ti Ti!

#TITITIDOSAMBA