NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba
-
Porto da Pedra faz parcerias inéditas com Prefeitura de Campos e Veiga de Almeida
Lucia Mello em 01 de Dezembro de 2009
Tigre promoverá evento de capacitação para o carnaval no Norte Fluminense e faz concurso com alunos de universidade carioca
A Porto da Pedra formalizou esta semana duas parcerias inéditas no carnaval carioca. O Tigre de São Gonçalo vai promover um grande evento de capacitação de profissionais do carnaval na cidade de Campos, e no Rio de Janeiro a escola invadiu os cursos de moda e carnaval da Universidade Veiga de Almeida, promovendo várias atividades de interação entre alunos de graduação, a agremiação e o carnaval.
Em Campos, num acordo fechado com a Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, a Porto da Pedra promoverá a partir da próxima semana workshops e palestras voltados para os profissionais das escolas de samba locais. Entre os workshops estão o de produção de enredo, feito pelo carnavalesco Paulo Menezes, e o de bateria, ministrado pelo mestre Thiago Diogo.
"Os workshops durarão até fevereiro e têm como objetivo capacitar os profissionais das escolas de Campos e fazer com que nosso carnaval, que já foi um dos melhores do Brasil, volte a brilhar como merece. Tenho certeza de que será uma parceria de grande sucesso", disse a vice-presidente da Fundação Zumbi dos Palmares, Patrícia Cordeiro.
A parceria com Campos prevê ainda uma visita guiada de diretores e componentes das escolas de samba de Campos ao barracão da Porto da Pedra, na Cidade do Samba, e o acompanhamento da produção de um dos ensaios técnicos da escola na Marquês de Sapucaí: da quadra em São Gonçalo até a Passarela do Samba. A primeira fase da parceria será finalizada com a apresentação em Campos do espetáculo "Brasil em Vermelho e Branco: Porto da Pedra, o musical", o primeiro musical produzido por uma escola de samba. Os detalhes da segunda fase da parceria ainda serão divulgados.
No Rio, a Porto da Pedra também tornou pública nesta segunda-feira outra parceria inédita, desta vez com a Universidade Veiga de Almeida. Dezenas de estudantes dos cursos de Moda e de Carnaval produziram figurinos para esculturas de um dos carros alegóricos do próximo desfile, a partir de orientações do carnavalesco Paulo Menezes. Hoje, o carnavalesco, em uma visita à universidade, escolherá os modelos que serão confeccionados. A escola montou ainda um stand na universidade com protótipos de fantasias comerciais, material explicativo sobre o enredo e produtos da escola, como camisetas e bonés, que estarão à venda.
"Nossa escola está inovando ao entrar com tudo na educação, seja na formação de profissionais para o carnaval no interior, seja na aproximação com estudantes de graduação. Dessa forma contribuímos para o desenvolvimento do carnaval e para a formação de uma nova geração de artistas, para o Tigre e para todas as outras escolas", disse o presidente Uberlan Jorge de Oliveira.Por: Divulgação