NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba

  • Petrobras e Governo do Estado do Rio patrocinam nova exposição do Museu do Samba

    Redação em 16 de Março de 2023

    Mostra "Aos Heróis da Liberdade" terá curadoria de Gringo Cardia e consultoria de Luiz Antônio Simas

    O Museu do Samba firmou contrato de patrocínio com a Petrobras e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, para realizar sua mais nova exposição, intitulada "Aos Heróis da Liberdade". Com curadoria de Gringo Cardia e consultoria e textos do historiador Luiz Antônio Simas, a mostra vai apresentar uma viagem interativa pela história social do samba, com exaltação de grandes sambistas, composições e desfiles que se transformaram em referências de luta social, combate ao racismo e valorização da cultura de matriz africana. A estreia está prevista para maio deste ano e terá entrada gratuita.

    O título da exposição é o mesmo do memorável samba-enredo do Império Serrano, de 1969, composto por Silas de Oliveira, Mano Décio da Viola e Manuel Ferreira. Com instalações cenográficas, acervo ainda inédito, recursos audiovisuais, ritmo, canto e dança, o espectador conhecerá histórias por trás da historiografia oficial, que buscaram dar voz, reconhecimento e emancipação para as comunidades negras. Sambas e personagens do Império Serrano, Mangueira, Portela e Salgueiro, entre outras escolas de samba, terão destaque na mostra, assim como as vozes de Dona Ivone Lara, Cartola, Aluísio Machado, Candeia e Monarco.

    "O patrocínio da Petrobras e do Governo do Estado são fundamentais para ampliarmos o alcance de nossas iniciativas artísticas e sociais, já que viabiliza uma programação que une entretenimento, cultura e conscientização. A parceria contribui também, de forma decisiva, para que o Museu do Samba siga com seu compromisso de preservação da memória do samba, valorização dos sambistas e fomento da educação patrimonial para as novas gerações, começando pela comunidade da Mangueira e as escolas de ensino fundamental do entorno", afirma Nilcemar Nogueira, fundadora do Museu.

    A exposição "Aos Heróis da Liberdade" foi selecionada para patrocínio por meio do edital Petrobras Cultural Múltiplas Expressões, lançado pela empresa em 2022, e que selecionou 15 projetos de 10 estados brasileiros. O financiamento está sendo feito pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

    Sobre o Museu do Samba – O Museu do Samba é uma organização social que atua para promover a valorização, a difusão e a preservação da memória do samba e dos sambistas. Dentro de uma metodologia própria de educação experiencial, trabalha para o desenvolvimento humano e social de indivíduos em situação de vulnerabilidade, por meio de atividades culturais, de pesquisa, exposições, oficinas, cursos, educação patrimonial e geração de acervo.

    Localizado aos pés do Morro de Mangueira, na zona norte do Rio de Janeiro, o museu possui um acervo único, com mais de 45 mil itens que contam a história do samba, do carnaval e dos sambistas tradicionais, além do maior acervo audiovisual do gênero, com mais de 160 depoimentos inéditos.

    Fundado em 2001 pelos netos de Cartola e Dona Zica, o museu nasceu com o nome de Centro Cultural Cartola. Em 2015, o local foi rebatizado com o nome atual e ampliou sua atuação. O dossiê que levou o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) a conceder às Matrizes do Samba do Rio de Janeiro o título de Patrimônio Cultural do Brasil foi elaborado pelos pesquisadores do museu



ANUNCIANTES






SIGA O Ti Ti Ti!