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  • Painel debate o carnaval e a agenda cultural de promoção internacional durante o Apresenta Summit 2025

    Redação em 27 de Novembro de 2025

    O Apresenta Summit 2025, evento que aconteceu nesta semana no Fairmont Copacabana, chega em um momento histórico para o setor de eventos no Rio de Janeiro e no Brasil. Em plena expansão, a indústria do entretenimento consolida-se como uma das principais forças da economia nacional, gerando milhares de empregos, movimentando bilhões e projetando o país como referência global na economia da experiência.

    O encontro reúne grandes nomes do entretenimento, da cultura, do esporte e turismo, além de autoridades e especialistas em tributação para discutir o futuro dos eventos e seu papel estratégico no desenvolvimento do país. Na Sala Inspira/Copacabana, o Talks Cultura "Carnaval: vocação, inspiração e transformação. Uma agenda cultural de promoção internacional" teve a participação de João Mourinha (LIESA), Rita Fernandes (Casa Bloco e Sebastiana), Milton Cunha (Cenógrafo e comentarista de Carnaval), Marcel Balaciano (RioTur), Renata Pimentel (Ambev) e mediação de Alessandra Pirotelli (Camarote Brasil).

    "O carnaval é cada vez mais uma plataforma de promoção internacional do nosso Brasil. É nossa vitrine que transforma arte, cultura, turismo e negócios em uma única experiência coletiva que move milhões de pessoas", pontuou Alessandra.

    Marcel Balaciano falou sobre a importância do carnaval para impulsionamento do setor de eventos. "É um impacto de mais de 20 bilhões de reais gerado pelo carnaval. Isso tudo gera uma imagem positiva do Rio, movimenta a economia e passa por todas as dimensões. É cultura, é evento e é a marca do Rio", ressaltou.

    Milton Cunha falou da experiência recente em levar o carnaval para a Argentina. "Percebo uma perspectiva de humanidade da cultura gerada pelo carnaval. Quando você se junta com o valor humano, a mágica acontece. Foi emocionante ver que a cultura também pode ser esse valor gerado para os artistas populares.", afirmou.

    Rita Fernandes destacou os principais fatores socioculturais que permitiram a retomada dos blocos de rua nas últimas décadas. "O maior fator de retomada do carnaval de rua foi a democracia. São cinco milhões de pessoas que participam dessa festa, em mais de 500 blocos num período de 60 dias", explicou.

    João Mourinha ressaltou a importância do papel dos artistas na realização do carnaval. "Todos nós não somos mais do que facilitadores do que os verdadeiros artistas fazem. Nossa grande missão é devolver o protagonismo a quem faz o carnaval", defendeu.

    Renata Pimentel abordou a construção de grandes marcas no período. "Temos que criar cada vez mais personalidades para nossas marcas para as pessoas se conectarem. Queremos nos conectar cada vez mais com os brasileiros e suas paixões. O carnaval é um movimento cultural que o Brasil inteiro se conecta", destacou.



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