NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba

  • Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta concerto em comemoração aos 70 anos da Petrobras na Quinta da Boa Vista no dia 7 de outubro

    Redação em 04 de Outubro de 2023

    Sob a regência do maestro Isaac Karabtchevsky e participação especial da cantora Lucy Alves, o repertório transita entre o clássico e o popular, com composições de Villa-Lobos, Carlos Gomes, Luiz Gonzaga Sivuca, Moraes Moreira, Ravel e Tchaikovsky

    Em celebração aos 70 anos de sua patrocinadora, a Petrobras, a Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta um grandioso concerto ao ar livre na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, no dia 7 de outubro, às 11h, com entrada franca. Sob a batuta do maestro Isaac Karabtchevsky e participação especial da cantora, atriz, compositora e multi-instrumentista Lucy Alves, o repertório transita entre o clássico e o popular, com obras de compositores como Carlos Gomes, Villa-Lobos, Tchaikovsky, Ravel, Guerra-Peixe, Luiz Gonzaga, Moraes Moreira, Geraldo Vandré e Sivuca. Um evento para toda a família.

    "São 70 anos da nossa Petrobras, que serão festejados amplamente por sua orquestra, a orquestra da cidade do Rio de Janeiro, a Orquestra Petrobras Sinfônica. Graças à Petrobras, ao apoio incessante que tem nos dado em 36 anos de parceria, é com justo orgulho que apresentaremos um concerto emblemático na Quinta da Boa Vista", anuncia o maestro Isaac Karabtchevsky. "Conto com a presença de todos para presenciar e desfrutar de um programa lindo, com obras de Ravel, Villa-Lobos, Guerra-Peixe e tantos outros, e que conta ainda com a presença inestimável de Lucy Alves para abrilhantar nosso concerto", convida o maestro Isaac, regente titular e diretor artístico da Orquestra Petrobras Sinfônica.

    O caráter integrador do concerto fica ainda mais evidente com o reencontro da Orquestra Petrobras Sinfônica com Lucy Alves. Natural de João Pessoa, a artista já dividiu o palco com a Orquestra em 2018 em um concerto da série "Convidados". A apresentação resultou no vídeo mais assistido no canal oficial da Orquestra no YouTube – "Feira de mangaio" –, com mais de 8 milhões de visualizações, um sucesso que certamente se repetirá na manhã de sábado.

    "Fiquei muito honrada com o convite. Estar ao lado da Orquestra Petrobras Sinfônica proporciona algo único, que é cantar e tocar ao lado de vários outros instrumentistas, uma grande massa sonora que produz harmonia, melodia e ritmo no tempo. Algo emocionante, poderoso e cheio de brasilidade. Vai ter 'Xote das meninas', 'Festa do interior', 'Disparada', 'Ai que saudade d'ocê', e, não como poderia faltar, 'Feira de Mangaio'", adianta Lucy Alves que, além de cantar, também vai tocar acordeom e bandolim na segunda parte do concerto, dedicado aos clássicos do cancioneiro popular.

    Orquestra Petrobras Sinfônica

    Isaac Karabtchevsky, regente

    Lucy Alves, cantora

    CARLOS GOMES

    O Guarani

    Abertura

    HEITOR VILLA-LOBOS

    Bachianas brasileiras nº 4

    I. Prelúdio

    HEITOR VILLA-LOBOS

    Bachianas brasileiras nº 2

    IV. TOCCATA | O trenzinho do caipira

    LORENZO FERNANDEZ

    Reisado do pastoreio

    Batuque | Dança de negros

    PIOTR TCHAIKOVSKY

    Romeu e Julieta - Abertura fantasia

    Fragmento

    MAURICE RAVEL

    Bolero

    GUERRA-PEIXE

    Mourão

    LUIZ GONZAGA E ZÉ DANTAS

    O xote das meninas

    arranjo de Alexandre Caldi

    ABEL SILVA E MORAES MOREIRA

    Festa do interior

    arranjo de Alexandre Caldi

    GERALDO VANDRÉ E THEO

    Disparada

    arranjo de Luiz Potter

    VITAL FARIAS

    Ai que saudade d'ocê

    arranjo de Marcelo Caldi

    GLORINHA GADELHA E SIVUCA

    Feira de Mangaio

    arranjo de Dudu Viana

    Concerto em comemoração aos 70 anos da Petrobras

    Data: 7 de outubro (sábado), às 11h

    Local: Quinta da Boa Vista - em frente ao lago

    Duração: 100 min. Classificação indicativa: livre. Entrada gratuita.

    Sobre Isaac Karabtchevsky

    Desde os anos 1970, Isaac Karabtchevsky tornou-se um nome central de nossa cultura, o que levou o jornal inglês The Guardian a classificá-lo como um ícone vivo do Brasil. Desde 2004, o maestro Isaac, que tem 88 anos, é regente titular e diretor artístico da Orquestra Petrobras Sinfônica, e também está vinculado a projetos que demonstram a amplitude de seu compromisso com a música. Há mais de 20 anos, dirige o Musica Riva Festival, na Itália, o qual oferece masterclasses para regentes de todo o mundo, mesmo curso que tem desenvolvido na Mostra Internacional de Música de Olinda - Mimo. Desde 2011, é ainda diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Heliópolis e do Instituto Bacarelli, emprestando seu prestígio a iniciativas que transformam a realidade de jovens em situação de vulnerabilidade social.

    Sobre Lucy Alves

    Com mais de 20 anos de carreira, Lucy Alves construiu uma forte base de fãs no Nordeste integrando o grupo Clã Brasil, com membros de sua família. O som rompeu fronteiras e levou a cantora a ganhar projeção nacional como finalista do programa The Voice Brasil, na Rede Globo, em 2013. Lançou, então, o seu primeiro álbum solo e conquistou o público de vez com seu talento e carisma, que a levou a se consolidar também como atriz vivendo personagens em novelas como Velho Chico (2016), que lhe rendeu o troféu de Atriz Revelação no Prêmio Melhores do Ano, "Tempo de Amar" (2017) e "Amor de Mãe" (2018).

    Sobre a Orquestra Petrobras Sinfônica

    Aos 48 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores organismos sinfônicos do continente. Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra se firmou como um ente cultural que expressa a pluralidade da música brasileira e transita fluentemente por distintos estilos e linguagens. Tem como diretor artístico e maestro titular Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional.

    Site: Link | Facebook: @PetrobrasSinfonica | Instagram e YouTube: @petrobras_sinfonica

    Modelo de gestão

    A Orquestra Petrobras Sinfônica possui uma proposta administrativa inovadora, sendo a única orquestra do país gerida por seus próprios músicos.

    Sobre a Petrobras

    Patrocinadora oficial da Orquestra Petrobras Sinfônica há 36 anos, a Petrobras oferece uma parceria essencial para mantê-la entre os principais organismos sinfônicos do continente, sempre desenvolvendo um importante trabalho de acesso à música clássica, de formação de jovens talentos egressos de projetos sociais diversos, bem como de formação de plateia. Ao incentivar diversos projetos, a Petrobras coloca em prática a crença de que a cultura é uma importante energia que transforma a sociedade. Por meio do Programa Petrobras Cultural, apoia a cultura brasileira como força transformadora e impulsionadora deste desenvolvimento, nas áreas de artes cênicas, música, audiovisual e múltiplas expressões.




ANUNCIANTES






SIGA O Ti Ti Ti!