NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba

  • O GRUPO BREJEIRAS LANÇA SEU ÁLBUM DE ESTRÉIA SENHORA DA CANÇÃO - BREJEIRAS CANTAM IVONE LARA

    Redação em 28 de Março de 2025

    Com participação da lenda viva do samba Áurea Martins e direção e produção musical de Érica Silva, as curitibanas revisitam a obra da grande Dama do Samba

    No dia 28 de março, o grupo curitibano Brejeiras, formado por Beatriz Schneider (violão 7 cordas), Mariana Zibáh (flauta transversal, voz e surdo), Gisele Fontoura (cavaco e voz) e Jô Nunes (voz e pandeiro), lança seu álbum de estreia Senhora da Canção - Brejeiras cantam Ivone Lara. Com participação da lenda viva do samba Áurea Martins, em 10 faixas, elas revisitam 12 canções da obra de uma das mais importantes artistas nacionais, Dona Ivone Lara.

    "Com a intenção de resgatar e celebrar o legado da grande Dama do Samba e reverenciar a respeitável trajetória de Áurea Martins, numa junção de potências femininas, o presente projeto tem grande valor artístico e histórico. Unindo o frescor de um grupo jovem, só de mulheres musicistas, com o repertório da grande Dama do Samba Ivone Lara, que foi a primeira mulher a assinar um samba enredo em escolas de samba do Rio de Janeiro, e tendo como convidada especial Áurea Martins, que é uma das mais importantes intérpretes em atividade da música brasileira", descreve Brejeiras.

    As canções regravadas foram: "Mas Quem Disse Que Eu Te Esqueço", "Alvorecer", "Doces Recordações", "Pra Afastar a Solidão / Minha Verdade", "Bodas de Ouro", "Senhora da Canção", "Enredo do Meu Samba", "Nos Combates da Vida", "Nasci Pra Sonhar e Cantar" e "Coração, Por Que Choras? / Sorriso de Criança". A direção e produção musical é assinada por Érica Silva, que divide os arranjos com Jonas Lopes e Vicente Ribeiro.

    "As meninas arrasaram na escolha do repertório, fazendo uma homenagem linda à grande Dona Ivone Lara: uma mulher, uma cantora, uma sambista de alma gigante, que viveu a música com amor e verdade. E sinto que elas conseguiram trazer tudo isso nesse trabalho, com o mesmo carinho e entrega. Esse disco, pra mim, fala muito sobre até onde as Brejeiras podem chegar. Se algum dia existiu qualquer dúvida sobre o poder delas através da música, esse trabalho responde a tudo. Elas mostraram do que são capazes e entregaram um resultado maravilhoso", diz Érica Silva. "Sinto que esse álbum vai abrir muitas portas. Espero seguir prestigiando e acompanhando o trabalho dessas mulheres incríveis. Há tempos não via um projeto tão grandioso e tão significativo sendo feito em Curitiba, com esse cuidado e com essa força".

    As Brejeiras foram acompanhadas na gravação por Dani Zan (Coro), Dayane Naeser (Saxofone Tenor), Fernanda Cordeiro (Trombone), Halanna Aguiar (Percussão), Kauhanna Aguiar (Percussão), Marcela Zanette (Flauta, Flauta Baixo) e Marina Camargo (Acordeon).

    OUÇA O ÁLBUM SENHORA DA CANÇÃO - BREJEIRAS CANTAM IVONE LARA: Link

    Capa de Senhora da Canção - Brejeiras cantam Ivone Lara por Fer Ilustra

    (Download de mais imagens Link)

    FAIXA A FAIXA POR BREJEIRAS

    01. NOS COMBATES DESTA VIDA

    Fruto da vasta parceria entre Ivone Lara e Délcio Carvalho, "Nos Combates Desta Vida" é uma canção de clima alegre e traz a essência doce de Ivone Lara, que foi uma mulher muito amorosa e querida por todos que a cercavam. A faixa tem arranjo de Érica Silva e buscamos trazer em nossa interpretação o clima descontraído e animado que a letra propõe. No final, uma grande saudação às mulheres sambistas que fizeram e fazem história na música brasileira, e que foram para nós inspiração e escola.

    02. MAS QUEM DISSE QUE EU TE ESQUEÇO

    De Ivone Lara e Hermínio Bello de Carvalho, é um dos maiores clássicos da carreira da compositora. A canção tem diversas versões gravadas por artistas de renome da música brasileira. Com um arranjo moderno e criativo feito por Érica Silva, convidamos Áurea Martins para abrilhantar a faixa e imprimir sua persona carioca, somando com suingue e sua autêntica voz, que exala a originalidade do samba.

    03. BODAS DE OURO

    Uma das mais belas canções de Ivone Lara, a música expressa na poesia lindíssima e inspirada de Paulo César Pinheiro, o amor da compositora pelo samba e presta homenagem a seus 50 anos de carreira. O arranjo de Jonas Lopes nos remete aos clássicos sambas de tempos idos e traz a participação especial de Dayane Naeser no saxofone.

    04. ALVORECER

    Um presente para o disco, a música ganhou um rico arranjo do Maestro Vicente Ribeiro, regente do grupo Vocal Brasileirão de Curitiba. O arranjo dá destaque para as vozes das intérpretes do grupo Brejeiras. Somos um coletivo formado por quatro mulheres instrumentistas, das quais três são cantoras solistas. Outro presente na faixa é a gravação do baixo luxuoso da nossa diretora musical neste projeto e grande musicista Érica Silva. "Alvorecer" é outro clássico de Ivone Lara escolhido por nós para compor o álbum.

    05. PRA AFASTAR A SOLIDÃO / MINHA VERDADE

    Este medley une uma canção lado B da compositora em parceria com Délcio Carvalho com um clássico da mesma dupla. Ambas músicas têm interpretação ilustre de Zeca Pagodinho e no álbum Senhora da Canção são cantadas por Mariana Zibáh e Jô Nunes. Quem assina o arranjo da faixa é Jonas Lopes, multiartista e grande sambista e pesquisador de samba de Curitiba. Sua intimidade com o gênero se revela nas frases e melodias de contraponto criadas para os instrumentos solistas nas duas canções da faixa, dando destaque à conversa criada para flauta e trombone, interpretados por Marcela Zanette e Fernanda Cordeiro.

    06. DOCES RECORDAÇÕES

    Uma das mais belas composições de Ivone Lara e Délcio Carvalho, essa faixa do disco explora nossa versatilidade vocal, dividindo o solo entre as três cantoras. Marcelinha é destaque no início da canção, com sua flauta maravilhosa interpretando o arranjo de Jonas. Doces recordações remonta mais uma vez à doçura de Ivone Lara e sua grande inspiração em criar melodias magníficas e rebuscadas, somadas à grande felicidade em fazer parceria com Délcio, que expressava nas letras exatamente toda amorosidade e positividade que Dona Ivone carregava em sua persona, mesmo quando o assunto era uma dor de amor.

    07. ENREDO DO MEU SAMBA

    Um clássico em parceria com Jorge Aragão, "Enredo do Meu Samba" é eternizada no álbum Senhora da Canção pelas vozes de Gisele Fontoura e Áurea Martins. A música expressa o romantismo, a malemolência e a maestria de Ivone e Aragão ao contar uma história de desamor em metáforas associadas ao universo das escolas de samba do carnaval. A faixa ressalta a participação especial das irmãs Halanna e Kauhana Aguiar que compõe o naipe de percussão do disco junto com as percussionistas das Brejeiras, fazendo uma batucada distinta, que revela a versatilidade das musicistas como percussionistas de samba.

    08. SENHORA DA CANÇÃO

    A música que dá nome ao primeiro disco das Brejeiras tem interpretação vocal de Jô Nunes e é uma linda homenagem feita por Nei Lopes e Cláudio Jorge à Ivone Lara. A poesia exalta sua maestria na criação de melodias sensíveis e refinadas e sua figura cativante. Para deixar ainda mais bonita a homenagem de Nei e Cláudio à grande Dama do Samba, o arranjo criado por Jonas Lopes traz a sonoridade única do acordeon, que no disco é interpretado por Marina Camargo. A faixa tem clima solar e já na introdução do acordeon nos leva a viajar pelo cenário da história contada na canção.

    09. NASCI PRA SONHAR E CANTAR

    Com mais um arranjo vocal criado por Vicente Ribeiro a canção, que é um lindo clássico de Ivone Lara, tem a participação especial de Áurea Martins que imprime mais uma vez toda sua sensibilidade e autenticidade vocal. O arranjo de Vicente nos coloca à serviço da voz de Áurea, criando uma cama vocal que carrega com doçura seu solo. Para nós é uma grande honra servir à Áurea Martins nesta canção inspirada de Ivone Lara, que fala justamente sobre o ofício de cantar.

    10. CORAÇÃO, POR QUE CHORAS? / SORRISO DE CRIANÇA

    Última faixa do álbum, o medley começa com a clássica "Coração, Por Que Choras?". O arranjo criado por Érica Silva enfatiza mais uma vez o talento da flautista Marcela Zanette, que interpreta lindamente o solo no interlúdio da canção. "Sorriso de Criança" tem clima de festa e contempla nosso sentimento de alegria e emoção com o nascimento do nosso primeiro álbum. No último segundo do disco uma doce surpresa nos envolve com a voz da nossa mascotinha Serena, filha da Jô Nunes, que nos acompanhou em estúdio nos dias de gravação e já mostrou que a fruta não cai longe do pé, soltando sua vozinha afinada.

    FICHA TÉCNICA

    Participação especial: Áurea Martins

    Álbum gravado por Vitor Pinheiro no Estúdio Gramofone

    Produção e Direção Musical: Érica Silva

    Co-Produção Musical, Engenharia de Gravação, Mixagem e Masterização: Vitor Pinheiro

    Edição: Érica Silva e Vitor Pinheiro

    Arranjos: Érica Silva, Jonas Lopes e Vicente Ribeiro

    Cuícas gravadas e editadas por Gui Miúdo no ZS Estúdio

    Brejeiras é:

    Beatriz Schneider - Violão 7 Cordas

    Gisele Fontoura - Voz, Cavaco

    Jô Nunes - Voz, Percussão

    Mariana Zibáh - Voz, Percussão

    Instrumentistas convidadas:

    Dani Zan - Coro

    Dayane Naeser - Saxofone Tenor

    Fernanda Cordeiro - Trombone

    Halanna Aguiar - Percussão

    Kauhanna Aguiar - Percussão

    Marcela Zanette - Flauta, Flauta Baixo

    Marina Camargo - Acordeon

    SOBRE BREJEIRAS

    O grupo Brejeiras nasceu em 2016 e é composto por Beatriz Schneider (violão 7 cordas), Mariana Zibáh (flauta transversal, voz e surdo), Gisele Fontoura (cavaco e voz) e Jô Nunes (voz e pandeiro). O coletivo feminino tem como missão reposicionar o lugar da mulher na música, trazendo para ser protagonista quem sempre foi minoria na tradição das rodas de samba e choro.

    Link

    SOBRE ÁUREA MARTINS

    Áurea Martins, com 63 anos de carreira, é uma das grandes intérpretes da MPB, admirada por artistas renomados, incluindo Elizeth Cardoso. Com sete CDs, dois LPs e um DVD, venceu o Prêmio da Música Brasileira e participou de diversos álbuns. Seu disco Senhora das Folhas (2022) foi indicado ao Grammy e venceu o Prêmio Profissionais da Música em 2023. Iniciou na Rádio Nacional e gravou seu primeiro LP em 1969 ao vencer A Grande Chance. Em 2017, Lucia Neves lançou sua biografia Áurea, a visibilidade invisível. Aos 83 anos, mantém vitalidade impressionante, segue ativa nos palcos e colabora com artistas como Teresa Cristina e Mônica Salmaso. Em 2024, lançou um álbum com João Senise dedicado a Tom Jobim e Frank Sinatra.

    Link

    SOBRE ÉRICA SILVA

    Formada em Música pela Faculdade de Artes do Paraná, Érica é produtora musical, arranjadora e multi-instrumentista. Com uma trajetória sólida no cenário brasileiro, acumula uma extensa lista de gravações, shows e produções, tendo dividido palco e estúdio com artistas como Linn da Quebrada, Fresno, Karen Jonz, Tuyo, Bia Ferreira, Catto, Kaê Guajajara, Bnegão, Luedji Luna, Marina Sena e muitos outros. Além de atuar na produção musical para publicidade na produtora Canja Audio, onde compõe trilhas para marcas nacionais e internacionais, recentemente passou a integrar a banda de Junior Lima em sua SOLO TOUR, como instrumentista e backing vocal.



ANUNCIANTES






SIGA O Ti Ti Ti!