NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba

  • Nicolas Krassik & Cordestinos e Bondesom abrem 2a temporada do “Orquestrando a Lapa"

    Lucia Mello em 24 de Agosto de 2012

    Fundição Progresso reedita encontro de orquestras populares e inclui na programação grupos de música instrumental da nova cena
    Iniciado em 2011 na Fundição Progresso em grande estilo - com Orquestra Tabajara e homenagem, ainda em vida, ao mestre Severino Araújo - a série “Orquestrando a Lapa” reestreia no dia 31 de agosto, sexta-feira. Nesta nova temporada, a proposta é abrir o leque e incluir na programação grupos de música instrumental da nova cena com Nicolas Krassik & Cordestinos e Bondesom.
    A canção nordestina precisou ser “reorquestrada”, segundo o violinista francês Nicolas Krassik, para ser executada pelas cordas de um violino, da rabeca e do contrabaixo de talentosos instrumentistas. O desafio foi criar essas leituras sem o mais característico instrumento da música do nordeste - o acordeon. Daí surgiu o Cordestinos - que integra a edição do dia 31 de agosto do Orquestrando a Lapa. “A orquestração faz parte da leitura da música. O que fizemos foi recriar a forma de tocar essas melodias sem um instrumento de harmonia, como violão, guitarra ou piano”, conta o Nicolas. 
    Nicolas, aliás, se dedicou a música erudita durante 15 anos e é um dos herdeiros da famosa tradição francesa de violinistas de jazz. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 2001, voltando-se totalmente para a música brasileira. Fundou, em 2007, o grupo Cordestinos, ao lado de Marcos Moletta (rabeccas), Guto Wirtti (contrabaixo), Carlos Cesar e Cris Mourão (percussão). Para a apresentação no Orquestrando a Lapa estão previstos  no repertório clássicos de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, passando por Zé Ketti e Gilberto Gil, além de músicas autorais.
    O Bondesom se apresenta na mesma noite. O grupo, que se define autoral, tem como maior atributo a mistura de gêneros. No show, os ritmos afro-latinos, o jazz, o funk, e, principalmente, a música brasileira se unem nas composições da banda formada por Pedro Mangia (baixo), Yuri Villar (saxofones), Gabriel Guenther (bateria), Matias Zibecchi (percussão), Pedro Silveira (guitarra) e Antônio Guerra (teclados). Releituras inusitadas como a dos temas do game "Mario Bros", e dos filmes "2001, uma Odisséia no Espaço" e "Rocky", estão no repertório.

     SERVIÇO
    ORQUESTRANDO A LAPA com Nicolas Krassik & Cordestinos e Bondesom
    Data: 31 de agosto de 2012, sexta-feira
    Local: Fundição Progresso (Rua dos Arcos, 24 – Lapa - Rio de Janeiro)
    Informações e venda de ingressos:
    www.fundicaoprogresso.com.br
    Abertura da casa: 22h
    Início do show: 23h
    Capacidade: 1.500 pessoas
    Tel para informações: (21) 2220-5070
    E-mail:
    contato@fundicaoprogresso.com.br
    Classificação etária: 18 anos
    Preços: R$30,00 (meia*) ou 60,00 (inteira).
    R$25,00 na lista amiga até 00h: orquestrandolista@gmail.com
    *Meia entrada para estudantes, idosos, menores de 21 anos, assinantes do jornal O Globo, clientes "Pós Pago TIM" ou quem trouxer a doação de 1Kg de alimento não perecível

     



ANUNCIANTES






SIGA O Ti Ti Ti!