NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba
-
Nelson Rodrigues será o enredo da Viradouro no carnaval 2012
Lucia Mello em 11 de Junho de 2011
Nascido em 23 de agosto de 1912, o jornalista, escritor e dramaturgo Nelson Rodrigues será enredo da Unidos do Viradouro para para o Carnaval 2012. A homenagem a Nelson Rodrigues foi decidida numa reunião entre a direção da escola e o carnavalesco Alexandre Louzada, que agora pensa no título, e em como vai desenvolvê-lo.
Vale lembrar que o polêmico, mas consagrado autor, já foi homenageado em duas passagens no Sambódromo. Na primeira em 1994, pelo Império da Tijuca, com o enredo "Nelson Rodrigues, um beijo na Sapucaí", que teve no segundo grupo como carnavalesco, o ator Miguel Falabella. E a mais recente foi no Grupo Especial, em 2001, quando a outra agremiação do mesmo bairro, a Unidos, levou o enredo "Tijuca com Nelson Rodrigues pelo Buraco da Fechadura", assinado por Chico Spinosa.
Mas o universo rodrigueano é tão amplo, que permite abordagens bem diferentes. Louzada e o presidente Gusttavo Clarão garantem que não será uma simples repetição dos desfiles anteriores. Certo é que o carnaval da Viradouro fará parte da grande comemoração ao centenário de Nelson, destaque não só nas artes cênicas, como no jornalismo, com suas crônicas esportivas e do cotidiano. Seus textos foram encenados diversas vezes nos palcos, e adaptados para o cinema e para a TV.
Uma das maiores autoridades nesta área em nossa cidade, Sohail Saud, membro do conselho da Viradouro e presidente da Ala dos Artistas, declarou que "homenagear Nelson Rodrigues é falar da história do teatro brasileiro, pois ele foi o homem que transformou a dramaturgia brasileira. Sem dúvida, o teatro em nosso país pode ser definido como antes e depois de Nelson Rodrigues."
Entusiasmado, acrescentou que "na qualidade de homem de teatro, tendo ocupado por mais de 20 anos a direção do Teatro Municipal de Niterói, me sinto igualmente homenageado e feliz. Parabéns ao teatro brasileiro! Parabéns a escola de samba Unidos do Viradouro!"
Esta é uma união que já nos rendeu bons frutos no passado. Quem não se recorda dos belos sambas e desfiles de 1991 ("Bravíssimo - Dercy Gonçalves, o retrato de um povo"), e de 2003 ("A Viradouro canta e conta Bibi, uma homenagem ao teatro brasileiro")? Nós, componentes e torcedores, esperamos que a tradição seja mantida.Por: Divulgação