NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba

  • Na quarta-feira de cinzas (18), tem o Samba da Apuração no Casarão do Firmino, com Grupo Arruda, Samba do Xoxó e DJ Nicolle Neumann

    Redação em 12 de Fevereiro de 2026

    Telão em alta definição, Chopp liberado até 14h30 e entrada colaborativa. Evento imperdível!

    A grande vencedora do Carnaval de 2026 será anunciada na próxima Quarta-Feira de Cinzas (18). O Casarão do Firmino está preparado, a partir das 13h um megaevento, para receber as torcidas das 12 agremiações do Grupo Especial do Rio de Janeiro, com muito samba, cerveja gelada, caldos e petiscos extraordinários que são a marca da casa.

    Para manter o clima das torcidas em alto astral, o Casarão vai receber dois showzaços com o Grupo Arruda e Samba do Xoxó. Nos intervalos tem a DJ, que arrasa na pista: Nicolle Neumann.

    Com um Telão de LED com alta definição e qualidade de imagem superior e um Som de PA que é amplificado e distribuído para o público em eventos, o Casarão do Firmino vai proporcionar aos seus frequentadores um ambiente familiar , de alegria e felicidade, na apuração do carnaval carioca.

    A festa tem Chopp 0800/ liberado das 13h às 14h30. A entrada é colaborativa, então você paga o que quiser e puder para contribuir com o evento. Mais informações e dúvidas, chame no Whatsapp através do número (21) 99826-2068. Classificação: 18 anos.

     Grupo Arruda:

     É uma história de fé, ancestralidade e paixão inabalável. O Grupo Arruda celebrou em 2025 o seu Jubileu de Porcelana: duas décadas de exaltação ao samba. O que começou como um encontro espontâneo e visceral, forjado no coração do Rio de Janeiro, em frente à histórica quadra da Estação Primeira de Mangueira, hoje está consolidado como um dos mais renomados e respeitados conjuntos da Música Popular Brasileira.

    A gênese de um movimento cultural, que rapidamente ganhou o nome místico de "Pagode da Arruda", remonta a 2005. Na acolhedora barraca da Tia Zezé, em frente à casa da histórica Dona Neuma de Mangueira, da qual o fundador e líder, Gustavo Carvalho, o "Palmito", é sobrinho. E, quando se bebe na fonte com dedicação e humildade, dificilmente os caminhos não se abrem.

    Ainda que sem grandes pretensões, centenas de pessoas se reuniam na época, protegidas pelos galhos de arruda que os seus integrantes carregavam - um talismã contra a negatividade e um símbolo da boa energia que permeia a roda. Até hoje, uma marca registrada, os galhinhos em um vaso de arruda são distribuídos a cada música nos shows como um símbolo de identidade e pertencimento.

    De um reduto de comunidade, o Arruda ascendeu para conquistar os palcos mais nobres do Brasil e já ultrapassa as fronteiras nacionais para turnês pela América do Sul e Europa. As missões do grupo são a de levar alegria ao público e também tornar a vida de quem assiste o show mais leve. O Arruda tem por ideologia o combate aos preconceitos musical, racial, de gênero, religioso, além da desigualdade social.

    Sobre o Casarão do Firmino

    Sobre a Casa, um "Palácio do Samba", como é popularmente conhecido, localizado no berço da boemia carioca, no bairro da Lapa, entre o Centro e a zona sul do Rio de Janeiro, o Casarão do Firmino é conhecido pelas tradicionais rodas de samba que reúnem grandes nomes do cenário musical, pessoas de todos os cantos do Rio de Janeiro, além de turistas brasileiros e estrangeiros.

     O idealizador do Casarão é o empresário Carlos Firmino, de 42 anos, que dá nome ao espaço cultural, que ocupa uma área coberta e ampla, de fácil acesso, situada na efervescência cultural do Rio. O Casarão também é símbolo de resistência. Os eventos buscam resgatar a essência do samba, com entradas gratuitas ou colaborativas, em que cada frequentador contribui se quiser e com quanto puder. O principal objetivo é manter vivo o ritmo que mexe com pessoas do mundo inteiro.

    "Amarra a marimba e espalha a fofoca!" O bordão já é uma marca. A expressão criada por Carlos Firmino para divulgar as atrações do Casarão, hoje, é repetida por artistas e frequentadores assíduos do espaço mais concorrido da boêmia Lapa. E não apenas a frase ganhou fama. A fila que se estende pela rua da Relação e toma a calçada da esquina, na Lavradio, reforça que Palácio do Samba é ponto de encontro de cariocas e turistas.

    Aliás, o local parece estar mesmo na moda. É cada vez mais comum encontrar no estacionamento decorado - são samambaias, lâmpadas, placas e pinturas que celebram orixás e homenageiam Nelson Mandela - atores, atrizes, jornalistas, influenciadores digitais e grandes nomes do mundo do samba. Recentemente, Jorge Aragão, Moacyr Luz, Xande de Pilares, Pique Novo, Sombrinha, Feyjão, Marquinhos Sensação, Gustavo Lins, Netinho de Paula, Grygor passaram pela casa.

    SERVIÇO:

    Samba da Apuração do Carnaval 2026: Shows com Grupo Arruda , Samba do Xoxó e DJ Nicolle Neumann.

    Data: 18 de fevereiro de 2026, quarta-feira de cinzas.

    Local: Casarão do Firmino

    Endereço: Rua da Relação, 19- Lapa/ Centro do Rio.

     Horário: A partir das 13h, com Chopp 0800/liberado das 13h às 14h30.

    Entrada: Colaborativa.

    Mais informações e dúvidas, chame no Whatsapp através do número (21) 99826-2068.

    Classificação: 18 anos 


     


     


     






ANUNCIANTES






SIGA O Ti Ti Ti!