NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba

  • Na Gira da Mangueira” mostra a centralidade das rodas na cultura bantu e preta

    Redação em 18 de Outubro de 2024

    Apresentação inédita dos segmentos e alas da escola abre a noite no Palácio do Samba no próximo sábado (19/10) a partir das 22h


    Parcerias finalistas se apresentam na sequência; as composições de Chacal do Sax e Cia., Lequinho e Cia., Ronie Oliveira e Cia. são as classificadas_

    _YouTube da agremiação transmite a final ao vivo_

    *RIO DE JANEIRO* - No sábado (19/10) a partir das 22h a Estação Primeira de Mangueira realiza a etapa final das eliminatórias para a escolha samba-enredo para o Carnaval 2025. Antes da apresentação das parcerias, o show inédito “Na Gira da Mangueira” vai levar para o Palácio do Samba um repertório histórico que promete comover e empolgar a torcida Verde e Rosa. A grande final também será transmitida ao vivo pelo YouTube da escola. Os ingressos antecipados estão à venda (https://ingresso.mangueira.com.br/).

    “O mangueirense pode esperar uma noite de muita felicidade na sua casa neste sábado”, promete Dudu Azevedo, diretor de Carnaval da Mangueira. “Vamos encerrar esse processo de escolha do samba-enredo cantando juntos uma trilha sonora magnífica ao som da nossa bateria, do nosso carro de som. É um show que vai interagir muito com o público e animar quem vai assistir a escolha do nosso hino”, aposta. 

    A direção artística do espetáculo, que vai contar com 80 integrantes, fica por conta de Fábio Batista. Para ele, “falar da cultura bantu é falar de movimentos circulares. Do tempo. Dos encontros” explica. E acrescenta: “Também é falar da gira que transfere conhecimento, que leva as pessoas de volta aos ancestrais. O candomblé é feito em gira, as danças afro também. Temos a roda da capoeira, a roda de samba. A ideia desse show é reverenciar a roda como grande lugar de diálogo, de transferência de conhecimento, de samba, de troca e reverência”, completa.
    As parcerias de Chacal do Sax e Cia., Lequinho e Cia., Ronie Oliveira e Cia. são as composições classificadas para a disputa.

    Em 2025 a Verde e Rosa apresenta na Marquês de Sapucaí o enredo “À Flor da Terra - No Rio da Negritude Entre Dores e Paixões”, uma narrativa baseada na historicidade preta de forte cunho social. Desenvolvido pelo carnavalesco Sidnei França, o enredo vai levar para a avenida um olhar sobre a presença dos povos bantus na cidade do Rio de Janeiro. Eles representaram a maioria dos negros que foram escravizados e trazidos para o Cais do Valongo, na Pequena África. A Mangueira retratará a vivência dessa população em toda a cidade, mostrando como sua história floresceu em solo carioca. 

    Confira abaixo lista das parcerias participantes (19/10/2024):

    *Samba 10*
    *Compositores:* Lequinho, Júnior Fionda, Gabriel Machado, Julio Alves, Guilherme Sá, Paulinho Bandolim.

    *Samba 11*
    *Compositores:* Chacal Do Sax, Fabio Martins, Marcelo Martins, Bruno Vitor, Jean Do Ouro E Pastor Gaspar.
    *Samba 13*
    *Compositores:* Ronie Oliveira, Jotapê, Giovani, João Vidal, Miguel Dibo E Cabeça Do Ajax.
    SERVIÇO:

    Grande Final das Eliminatórias do Samba-Enredo:

    Data: 19/10/2024
    Horário: 22h
    Local: Palácio do Samba 
    Endereço: Rua Visconde de Niterói, 1072 - Mangueira 
    Ingressos:
    https://ingresso.mangueira.com.br/

    *Sobre a Estação Primeira de Mangueira:*

    O Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira (ou simplesmente Estação Primeira de Mangueira) é uma tradicional escola de samba brasileira da cidade do Rio de Janeiro conhecida e admirada em todo o planeta. A agremiação, que tem nas suas cores (verde e rosa) uma de suas marcas registradas, acumula 96 anos de glórias e de histórias e é uma das mais importantes instituições culturais do Brasil. Seus símbolos, o surdo, a coroa, os ramos de louros e as estrelas podem ser vistos na bandeira da escola. Tornou-se um celeiro de bambas que despontou e inspirou lindas obras decantadas em todo o mundo. Foi fundada em 1928, no Morro da Mangueira, pelos sambistas Carlos Cachaça, Cartola, Zé Espinguela, entre outros. Sua quadra está sediada no bairro do mesmo nome. Detém vinte títulos do carnaval. Atualmente, é presidida por Guanayra Firmino, primeira mulher eleita presidente da Mangueira. (https://mangueira.com.br/)

    Assessoria de imprensa:

    Renata Rodrigues (21)980382376
    imprensa@mangueira.com.br



ANUNCIANTES






SIGA O Ti Ti Ti!

#TITITIDOSAMBA