NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba

  • Museu do Samba promove, neste sábado (04/10), evento com passistas das agremiações do Grupo Especial e Série Ouro

    Redação em 03 de Outubro de 2025

    Projeto "Encontro Detentores do Samba" debate a valorização dos sambistas, aponta fragilidades e propõe melhorias na relação com as escolas e nos desfiles_

     

    O Museu do Samba (museudosamba.org.br) realiza neate sábado, 4 de outubro, a partir das 14h, o Encontro de Passistas. O evento faz parte do "Encontro Detentores do Samba", projeto iniciado em maio deste ano com o objetivo de debater fragilidades, apontar melhorias e valorizar a participação dos sambistas nos desfiles e em suas próprias escolas de samba.


    A programação começa com rodas de conversa e, no final, a diversão fica por conta da roda de samba do museu, com clássicos do partido alto, sambas de terreiro e sambas de enredo.

    Os eventos são gratuitos, abertos ao público e presenciais, com retirada antecipada de ingressos na plataforma Sympla. O ingresso dá direito à visitação das cinco exposições em cartaz, entre elas "Samba Patrimônio", "A força feminina do samba" e "Aos heróis da liberdade". O Museu do Samba fica na rua Visconde de Niterói, nº 1296, na Mangueira, Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro.


    O "Encontro Detentores do Samba" é realizado com recursos de emenda parlamentar da deputada federal Benedita da Silva, com apoio do Ibram – Instituto Brasileiros de Museus. 


    Passistas: desafios na preservação da dança ancestral


    Fundado em 2001 pelos netos do compositor Cartola, o Museu do Samba tem sido referência na valorização e salvaguarda da história e das memória do samba e dos sambistas. Os passistas materializam em seus corpos a cultura e a ancestralidade do samba, mas enfrentam desafios com as mudanças nos desfiles carnavalescos ao longo dos anos. Que desafios são esses, como superá-los, como manter a tradição da dança do samba? Como as escolas de samba tratam seus passistas e que suportes oferecem, dentro das quadras e nos desfiles, para quem é símbolo deste gênero que é Patrimônio Cultural do Brasil"? Estas são algumas das questões a serem debatidas no Encontro de Passistas, no sábado, 4 de outubro.


    O que são "detentores" culturais? - Segundo o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), detentores são pessoas ou coletivos que, por possuírem saberes específicos sobre bens culturais, são os principais responsáveis por sua continuidade e transmissão às futuras gerações. O projeto "Encontro Detentores do Samba", do Museu do Samba, é composto por encontros com segmentos tradicionais das escolas de samba. Desde maio, já forma realizados eventos com os departamentos femininos, as velhas guardas, compositores e casais de mestre-sala e porta-bandeira mirins; ainda estão previstas rodas de conversa com baterias e baianas.


    "O Museu do Samba é um espaço de salvaguarda da memória do samba e de defesa dos maiores guardiões desta memória, que são os próprios sambistas; não podemos esquecer que foi o Museu do Samba que elaborou o estudo que levou o IPHAN a conceder ao samba do Rio de Janeiro o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil e, portanto, é nosso papel advogar pelo fortalecimento deste bem cultural e seus detentores, promovendo a escuta e o diálogo a fim de contribuir para mudanças positivas ", afirma Nilcemar Nogueira, fundadora do Museu do Samba e neta do compositor Cartola e de Dona Zica da Mangueira.


    SERVIÇO

    Encontro Detentores do Samba: Passistas

    Local: Museu do Samba

    Endereço: Rua Visconde de Niterói, 1296 – Mangueira

    Dia: sábado, 04/10/2025

    Horário: 14h

    Entrada franca, com retirada de ingresso no Sympla





ANUNCIANTES






SIGA O Ti Ti Ti!