NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba
-
Mundo do Samba comemora decisão da prefeitura em dobrar repasse para as escolas do Especial
Lucia Mello em 23 de Setembro de 2009
O aumento do repasse da prefeitura do Rio para as doze escolas do Grupo Especial foi comemorado pelos carnavalescos e dirigentes. Mais dinheiro, teoricamente, tranquiliza todos que trabalham para realizar o maior espetáculo da Terra. Nesta manhã, o prefeito Eduardo Paes comentou a decisão.
- O carnaval é a grande festa do Rio de Janeiro, as escolas de samba fazem um trabalho fantástico, são organizações sociais com outras tantas funções, e são as protagonistas do espetáculo. Não tinham esse aumento da subvenção há 8 anos, e nós ajustamos essa subvenção. Vamos ajudar naquilo que for mais preciso. Em breve, pretendo começar, nas escolas de samba da cidade, um programa de ajuda na reforma das quadras, de criação de equipamentos. As escolas são grandes parceiras da cidade - disse Paes.
A prefeitura do Rio dobrou o repasse para as doze escolas que formam o Grupo Especial. As agremiações passarão a receber algo próximo dos R$ 800 mil. O diretor de carnaval da Liga Independente das Escolas de Samba, Elmo José dos Santos, mostrou entusiasmo com o aumento da subvenção para o carnaval de 2010.
- Eu acho importante já que há muitos anos as escolas recebiam a mesma quantia sem um reajuste. Nesse período, os preços aumentaram, principalmente os importados, nossa matéria-prima para os desfiles - comentou o dirigente da Liesa.
No lado das escolas de samba, o dinheiro extra chegou no momento certo. Este período, as agremiações ainda podem fazer modificações no planejamento do desfile, sem prejudicar o resultado final. Para quem pretende lutar pelo campeonato, o novo repasse pode acrescentar numa melhoria do visual do desfile. O carnavalesco da Portela, Alex de Oliveira acredita que a comunidade também ganha bastante, já que algumas escolas podem usar o repasse maior para doar fantasias a sua comunidade. Ele ainda adiantou que a tradicional Águia de Madureira estará acoplada.
- O nosso projeto é muito caro e vai precisamos de investimentos. Ganha o carnaval, ganha a cidade. Nosso espetáculo precisa estar no nível de Hollywood. Com o dinheiro, podemos melhorar desde a estrutura da iluminação até levar efeitos especiais à Avenida - disse o carnavalesco da Portela, Alex de Oliveira, que, este ano, divide o posto com Amauri Santos.
O carnavalesco da Viradouro Junior Schall acredita que a nova subvenção vai trazer mais segurança para as escolas de samba. Para ele, manter o nível dos desfiles é sempre um desafio.
-Podemos usar esse dinheiro de várias maneiras. Por exemplo, o desfile pode ganhar um requinte especial, um up grade. Hoje na Viradouro, com a verba, será possível reestruturar todas as bases de alegorias e deixar elas prontas e seguras para receber o peso que elas levam. A decisão mostra que o prefeito está atento com o carnaval.