NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba
-
Mulheres da Maré vão expor moda e sustentabilidade nesta sexta-feira, dia 19, na Cidade Nova.
Lucia Mello em 17 de Agosto de 2011
MULHERES DE COMUNIDADES CARIOCAS VÃO EXPOR MODA E SUSTENTABILIDADE NESTA SEXTA-FEIRA, DIA 19, NA CIDADE NOVA.
Após o “II Festival de Economia Solidária”, que aconteceu na Cinelândia no último fim de semana, organizado pela Prefeitura do Rio, as mulheres artesãs se preparam para a Feira de Economia Solidária que acontece nesta sexta-feira, dia 19 de agosto, no Boulevard Cidade Nova, a partir das 11 horas. As roupas e acessórios são produzidos no próprio ateliê da associação Devas, que fica na comunidade da Maré. Ao todo trinta mulheres produzem cerca de duzentas peças mensais.
Estar próximo á grandes empresas como a Petrobrás, os Correios e outras que estão chegando a Cidade Nova, é uma ótima oportunidade para as mulheres da rede de economia solidária que vendem seus produtos para um público diferenciado, com alto poder de consumo, num local bonito e bem localizado.
A coordenadora do projeto, Taciana Amar disse que, “não cobramos nada das mulheres, elas expõem os produtos todo mês em barracas padronizadas. O Boulevard Cidade Nova é um empreendimento do Grupo Synthesis, que constrói na região, e acreditamos que esta é uma das contra partidas culturais e sociais que devemos dar á comunidade, oferecendo cultura e lazer, além disto, temos o Instituto Synthesis, que faz atendimento social á comunidade, oferecendo vários cursos para crianças e adolescentes da região”, concluiu ela.
As índias Turi Pataxó, 41 anos e Arminda Freire, 62 anos, artesãs da Maré, comercializam bijouterias estilizadas, Turi falou com emoção da nova empreitada, ”a gente sempre expôs na rua, em feiras, mas aqui é muito bom, é perto de tudo e os clientes valorizam nosso trabalho”, disse a indígena.
O desenvolvimento sustentável é outra preocupação destas mulheres que utilizam materiais recicláveis em seus produtos, um exemplo é Mary Farias, 42 anos, artesã da Maré, que utiliza garrafas pets para produzir brincos leves e coloridos. Outra linha de produção é a customização em camisetas, as malhas com apliques, intituladas “Mulatas cariocas”, são comercializadas a R$25,00 no local. Vender direto para o consumidor foi á saída encontrada pelas mulheres da Maré, que com isso excluem atravessadores e lidam direto com o cliente. Os vestidos e bolsas das mulheres da Maré já foram expostos em Madri, Paris e no Fashion Business no Rio de Janeiro.
Você sabe o que é Economia Solidária?
Economia Solidária é uma forma de diferente de produção, centrada na valorização do ser humano, voltada para o consumo e comercialização de bens e serviços de modo autogerido, ou seja, pela autonomia de cada unidade ou empreendimento. Diferente da micro e pequena empresa, a economia solidária usa o trabalho associativo e cooperativo, em que todos dividem os lucros. A regra básica é que a pessoa, ou o grupo, produza o produto que será vendido com um preço justo. No Brasil existem mais de dois milhões de pessoas envolvidas em cerca de 40 mil empreendimentos de economia solidária.
A Feira da Rede de Economia Solidária do Rio acontece nesta sexta-feira, a partir das 11 horas, no Boulevard Cidade Nova, que fica na Rua Néri Pinheiro, 245, Cidade Nova. A entrada é livre. Às 17 horas o espaço oferece música ao vivo com o Bloco Picada de Primeira. O Boulevard Cidade Nova é um espaço comercial diferenciado, sua fachada é composta por casas que tiveram suas cores e volumetrias preservadas, formando um corredor histórico.Serviço:
Evento
Feira de Economia Solidária do Boulevard Cidade Nova
Data: 19 de agosto de 2011
Horário de funcionamento: 11h ás 17 horas
Atração: Bloco Picada de Primeira
Horário da apresentação: 17 horas
Local: Rua Neri Pinheiro, 245, Cidade Nova (em frente á Petrobrás)
Entrada Livre
Tel: (21) 2105-9500 (21) 2105-9500Por:Divulgação