NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba
-
Mocidade promove seminário
Lucia Mello em 11 de Setembro de 2009
Já imaginou juntar Cid Carvalho e Paulo Barros - dois dos mais importantes carnavalescos da folia - para falar, respectivamente, de "Ziriguidum 2001" e "Tupinicópolis"? Pois é isso que o primeiro capítulo do projeto "Mocidade, escola de inovação", promovido pela nova Vice-Presidência Cultural da escola, vai fazer. No dia 26 de setembro, sábado, a partir de 14h30, no Espaço Cultural Finep, os dois participarão do seminário "2010: 30 anos que o gênio tropicalista encontrou a sua Estrela" - homenagem ao carnavalesco Fernando Pinto, campeão pela Mocidade em 1985.
O evento, aberto ao público e com entrada franca, também contará com a presença dos pesquisadores Felipe Ferreira, autor do Livro de Ouro do Carnaval Brasileiro e Luis Carlos Magalhães, colunista do site SRZD-Carnavalesco. Este é o primeiro de três seminários que serão promovidos até novembro, quando a Verde-e-Branco de Padre Miguel completa 54 anos.
- Esta escola, há 50 anos, brinca de revolucionar o carnaval do Rio. É um currículo de respeito! Vamos recordar personagens e histórias de épocas diversas, conta o jornalista Fábio Fabato, vice-presidente cultural da Mocidade e colunista do site Galeria do Samba.
O segundo seminário, no final de outubro, homenageará José Pereira da Silva, o Mestre André, falecido em 1980.
Já o seminário de novembro, que fecha a trinca de eventos comemorativos, recordará o título de 1990, que completa duas décadas no carnaval do ano que vem. "Vira, virou: 20 anos que uma nova Mocidade chegou" contará com a presença de muitos personagens daquela vitoriosa apresentação. Ainda neste mês de setembro, em paralelo com os preparativos visando ao carnaval 2010, o novo site da Mocidade será lançado, com inúmeras novidades para os amantes da escola de Padre Miguel.
MOCIDADE, ESCOLA DE INOVAÇÃO
Seminário:
"2010: 30 anos que o gênio tropicalista encontrou a sua Estrela"
Convidados:
Cid Carvalho (Carnavalesco da Mocidade Independente);
Felipe Ferreira (Professor, pesquisador e escritor);
Luis Carlos Magalhães (Professor, pesquisador e colunista);
Paulo Barros (Carnavalesco da Unidos da Tijuca e da Renascer de Jacarepaguá)
Realização:
Vice-Presidência Cultural da Mocidade
Inova que eu Gosto - Bloco Finep e Amigos
SERVIÇO:
Espaço Cultural FINEP (200 lugares)
Praia do Flamengo, 200 - Pilotis
(Próximo à Estação Largo do Machado, do Metrô)
Data: 26/09 (sábado)
Horário: a partir de 14h30Fonte: Tudo de Samba