NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba
-
Mocidade celebra mestre André com seminário nesta quinta-feira
Lucia Mello em 26 de Outubro de 2009
O segundo seminário do projeto "Mocidade, escola de inovação" vai homenagear o maior mestre de bateria de todos os tempos.
O debate "Mestre André, o Maestro do Povo" acontece na quinta-feira, dia 29 de outubro, a partir de 19 horas, no Espaço Cultural FINEP. A entrada é franca.
Entre os convidados, Elza Soares, madrinha de bateria da Verde-e-branco, que consagrou a música "Salve a Mocidade", ode ao mestre e aos ritmistas da Vila Vintém. Os músicos Andrezinho - filho de mestre André - Tiãozinho da Mocidade, autor de sucessos como "Ziriguidum 2001, Carnaval nas Estrelas" (1985), e mestre Bereco, atual comandante da bateria independente, completam a mesa.
Após o sucesso do primeiro evento sobre o carnavalesco Fernando Pinto, a expectativa é de casa cheia e muitas histórias sobre o homem que criou a famosa "Paradinha".
"André, que, na verdade, se chamava José Pereira da Silva, é um ícone da Mocidade. A força da bateria sempre foi o toque de classe desta agremiação revolucionária", diz Fábio Fabato, vice-presidente cultural da escola.
Em 2010, faz 30 anos do falecimento do mestre. Ritmistas que tocaram com André, como Sebastião Miquimba, inventor do surdo de terceira, Djalma Nicolau e Ivo Lavadeira, este último o fundador do Independente Futebol Clube - time que originou a Mocidade - também estarão presentes no dia 29.
O terceiro seminário, ainda sem data definida, vai celebrar os 20 anos do vitorioso carnaval "Vira, virou, a Mocidade chegou" (1990).
Serviço:
Seminário:
"Mestre André, o Maestro do Povo"
Convidados:
Elza Soares (Cantora);
Andrezinho (Músico);
Bereco (Mestre de bateria da Mocidade);
Tiãozinho da Mocidade (Cantor e compositor).Realização:
Vice-Presidência Cultural da Mocidade;
Inova que eu Gosto - Bloco dos Amigos da FINEP.Cartaz do evento:
Henrique PessoaEspaço Cultural FINEP
(200 lugares)
Praia do Flamengo, 200 - Pilotis
(Próximo à Estação Largo do Machado, do Metrô)
Data: 29/10 (quinta-feira)
Horário: a partir de 19 horas
Entrada franca