Parceria entre Liga Rj e Centro Universitário Celso Lisboa foi solicitada por Alex Oliveira, professor da instituição e viabilizada pelo CEO Felipe Kotait Borba
Com uma trajetória dedicada ao carnaval e ao ensino superior, Alex Oliveira, eterno Rei Momo do Rio de Janeiro, foi o responsável por mais um importante passo na valorização daqueles que tanto se dedicam ao carnaval. Em uma parceria inédita entre a Liga RJ e o Centro Universitário Celso Lisboa, cinco mestres de bateria da Série Ouro, terão a oportunidade de cursar gratuitamente uma graduação na instituição, garantindo assim, o diploma universitário.
"Estou muito feliz por ter sido a ponte para a realização deste sonho. Este é o início de uma parceria que pode ser expandida e contemplar ainda mais profissionais da área. Enquanto acadêmico e professor atuante, vejo nesta iniciativa da Celso Lisboa, uma maneira de reconhecer o potencial dessas pessoas, garantindo a elas possibilidade de alcançarem degraus muito mais altos, seja dentro ou fora do carnaval", diz o professor, que é mestre em Engenharia.
A prática em aproximar o universo do carnaval aos espaços universitários, já é habitual em Alex que, enquanto carnavalesco, convocou estudantes de diferentes áreas de ensino para viver a experiência dos bastidores.
"É um erro pensar que a gestão de uma escola de samba não precisa de profissionais graduados. E muitos dos meus alunos passaram a entender que este era um nicho de mercado possível, já que dentro das agremiações, temos departamento jurídico, financeiro, marketing, assessoria de imprensa, entre outras tantas funções que precisam de um conhecimento mais específico. E esse intercâmbio provocou, em muitas ocasiões, a vontade de frequentar e entender mais o carnaval, e, de outro lado, despertou a curiosidade por ingressar na universidade", diz Alex.
Em um primeiro momento, o Centro Universitário Celso Lisboa disponibilizou bolsas integrais de graduação ou pós-graduação a cinco mestres de bateria da Série Ouro. Laisa Lima (Arranco), Alexander Vieira (Unidos da Ponte), Bruno Monteiro (Botafogo Samba Clube), Leonardo Araújo (Em Cima Da Hora) e Pablo Gabriel ( Porto da Pedra), foram os primeiros contemplados na parceria válida já para o primeiro semestre de 2026.
Segundo o CEO da Celso Lisboa, Felipe Kotait Borba, "a iniciativa marca o início de uma parceria entre as instituições e reforça o compromisso genuíno do Centro Universitário em apoiar a formação dos profissionais do carnaval carioca". Borba acrescenta que "a parceria ainda está sendo estruturada, mas o futuro desses cinco talentos já está assegurado".