NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba

  • Mestre Jorjão promete coreografia inédita na bateria

    Lucia Mello em 04 de Maio de 2009


     Dez anos após inovar com a paradinha funk, Mestre Jorjão volta à Viradouro com a garra de um garoto. Aos 57 anos de idade, 17 deles como diretor de bateria, ele planeja uma coreografia inédita para o carnaval 2010, com direito a ensaio secreto na quadra. A idéia, que ainda está sendo amadurecida, já ganhou o aval do presidente Marco Lira.
    Serão três tipos de movimento, sem que o ritmo pare, e cada naipe terá uma função. De acordo com Jorjão, o desenho da coreografia está sendo trabalhada em um mapa no computador para facilitar os ensaios.
    - Precisaremos de muitos ensaios e de responsabilidade. Vou precisar da dedicação de toda a bateria, pois cada naipe fará um tipo de coreografia, mas o ritmo da bateria não irá parar. Serão 26 pessoas na formação da frente. Será bem complexa. Já até conversei com o carnavalesco Júnior Schall para que a fantasia seja leve - adiantou Jorjão.
    A batida funk, que surpreendeu o Sambódromo no carnaval de 1997, ano em que a Viradouro conquistou seu único título do Grupo Especial, pode voltar, ainda que seja apenas no "esquenta".
    - Muita gente está pedindo pela paradinha funk, mas isso vai depender do enredo que for escolhido. Pode ser no 'esquenta' ou no samba-enredo. Os atabaques que o Ciça usou este ano também podem ser aproveitados, mas de outra forma - explica.
    Como em uma obra do destino, ele retorna ao comando da bateria da Viradouro dez anos depois de ter indicado o nome de Mestre Ciça para o então presidente da escola. Agora, um dos objetivos dele é mudar algumas características que Ciça trouxe para a agremiação de Niterói.
    - Tenho uma família na Viradouro. A comunidade me recebeu muito bem e isso me dá um conforto. A bateria será mais cadenciada. O Ciça explorava mais as caixas, porém gosto dela mais pesada na marcação. As minhas afinações são diferentes. A batida do meu surdo de primeira é mais frouxa para que mesmo distante as pessoas possam ouvir - afirmou.
    Ainda de acordo com Jorjão, a Viradouro pensa em ter Juliana Paes novamente à frente da bateria. Joana Machado, ex-namorada do jogador de futebol Adriano, também está no páreo. Contudo, a possibilidade de um concurso não foi descartada.

    Fonte: Isaac Ismar  (Carnavalesco)



ANUNCIANTES






SIGA O Ti Ti Ti!

#TITITIDOSAMBA