NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba
-
Marcelo Pessoa e Bárbara Marcelle são apresentados como 1º casal no Arrastão de Cascadura
Lucia Mello em 12 de Janeiro de 2011
Em tarde de festa o Arrastão de Cascadura apresentou no último domingo (9), em sua quadra, a mais recente contratação para a conquista do título no Grupo de Acesso C, no próximo carnaval. O evento contou com casais de outras agremiações, além de personalidades do carnaval e integrantes da escola Marcelo Pessoa e Bárbara Marcelle, foram apresentados pelo presidente Péricles Passos, aos diretores e comunidade da verde-e-branca. O experiente casal que há mais de três anos não dançavam juntos, a convite da diretoria da escola aceitou o retorno ao carnaval carioca e encaram como um recomeço, já que nunca desfilaram na Passarela Popular do Samba, na Estrada Intendente Magalhães. "Para nó, está sendo um desafio, na verdade, um recomeço. Como se estivéssemos começando a desfilar nesse momento de nossas carreiras", declararam. Emocionados disseram que farão o melhor para a conquista da nota máxima e ajuda ao Arrastão ao retorno à Passarela principal do carnaval, a Marquês de Sapucaí.
A trajetória antes da chegada ao Arrastão
Bárbara Marcelle iniciou sua trajetória no carnaval na escola mirim Infantes do Lins, em 1991 e após defendeu as cores da Mocidade de Vicente de Carvalho, Tradição e que em 2001 foi 2ª porta-bandeira da Unidos de Vila Isabel, além de passagens pelo Arranco e Vizinha Faladeira, antes de prestar serviços no carnaval de Cabo Frio, desde 2077, defendendo os pavilhões de escolas como Flor da Passagem, Cabeçorras e União dos Bairros. Segundo Bárbara, o convite para retornar ao carnaval do Rio, partiu de Péricles Passos e foi aceito devido ao sentimento de amizade que nutre pelo dirigente . "Só aceitei pelo fato de ter pelo Péricles um respeito enorme e uma amizade por ele que não têm dimensões e a oportunidade de poder dançar novamente com Marcelo Pessoa", disse.
Marcelo Pessoa, com passagens por escolas como Mocidade Independente, Unidos do Jacarezinho e Paraíso do Tuiutí, iniciou sua carreira na Unidos de Manguinhos, há 20 anos, como mestre-sala mirim. O ousado mestre-sala, foi vencedor de um concurso para a escolha de um segundo mestre-sala na agremiação de Padre Miguel em 2001, atuou na função até 2007, quando formou par com Marcela Alves, defendendo o pavilhão da escola. No ano seguinte, teve dupla jornada no carnaval, defendendo a União de Jacarepaguá e Chame-Chame, em Belo Horizonte. A passagem pelo carnaval de outros estados marca a carreira de Rogerinho que afirma: "Estou tranqüilo. Atingi uma maturidade de desfile que atualmente não me permite tomar atitudes precipitadas e dançando me sinto mais confiante, o que me facilita um melhor desempenho". Marcelinho, como é conhecido entre os sambistas, teve passagens pelo carnaval Florianópolis, atuando como 1º mestre-sala da União da Ilha da Magia e em Minas Gerais na Chama-Chame, no último carnaval. Segundo o estreante, o fato do Arrastão de Cascadura ser uma escola tradicional e estar desfilando fora da Passarela do Samba, não influi em nada, pelo contrário, só aumenta e responsabilidade e vontade de vencer. "Posso desfilar em qualquer local! O que importa é o fato do Arrastão ser uma escola tradicional, um pavilhão de respeito. O que está valendo mesmo é a responsabilidade e o emprenho que estamos tendo de vencer e retornar com a escola para a Sapucaí", finalizou.
Além do consagrado casal, a escola contratou o carnavalesco André Tabuquini, como passagem pela Em Cima da Hora nos dois últimos anos e como aderecista trabalhou ao lado de profissionais consagrados como Alex de Souza, atualmente na União da Ilha. Teve passagem na Imperatriz ao lado de Sérgio Farias e Mauro Leite, além de ter trabalhado com Edmilson Lima, na confecção de roupas de casais de mestre-sala e porta-bandeira, destaques e rainhas de bateria.
O Arrastão de Cascadura desfila pelo Grupo de Acesso c, no Domingo de Carnaval, com o enredo "Qual é o seu sonho?". A agremiação será a nona a desfilar.
Foto: Arleson Rezende