NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba

  • Mangueira celebra 96 anos com rodas de samba

    Redação em 18 de Abril de 2024

     O final de semana será de festa no Palácio do Samba. No dia 28 de abril a Verde e Rosa comemora seus 96 anos. E as celebrações já começam no sábado. O Samba de Volta chega pela primeira vez à quadra da Estação Primeira para homenagear a dona da casa a partir das 18h. No dia seguinte, a programação se inicia bem cedo. Uma queima de fogos, a execução do Hino Nacional e o hasteamento da bandeira, um café da manhã na quadra, uma apresentação de ginástica rítmica e da Mangueira do Amanhã será seguida do tradicional parabéns e de uma inédita roda de samba fazem parte da programação. Promovida como uma parceria de sua vice-presidência Cultural e da Ala dos Compositores, a Roda de Samba Cultural quer chegar para ficar e para enaltecer os compositores da escola.


    Já o Samba da Volta, que já toca há três anos no centro da cidade, pede licença para prestar uma homenagem à Mangueira e aos seus sambistas, fazendo o que tem como principal bandeira: cantar, reverenciar e viver o samba. A inédita Roda de Samba Cultural, que ocorre no domingo a partir do meio-dia, vai acontecer mensalmente. 


    Seu objetivo é resgatar uma antiga tradição das escolas de samba e da Estação Primeira em particular: a reunião de seus compositores e convidados para cantar e relembrar os grandes sambas dos mestres do passado. Ao mesmo tempo, a Mangueira quer dar espaço para os compositores atuais apresentarem sambas de quadra/terreiro ou, como costumava se dizer, sambas de meio-de-ano, cuja produção continua acontecendo, mas sem espaços apropriados para sua divulgação. 


    A Roda de Samba Cultural conta com as participações de Paulinho Bandolim, Guilherme Sá, Thiago Almeida e da Velha Guarda da Bateria. Fazem parte também compositores da Mangueira e Alvinho, parceiro de Hélio Turco e ex-presidente, Guesinha, baluarte e filha de Dona Neuma, Mangueirinha, e de outras “memórias vivas” de sambas da Mangueira como Paulo Ramos, filho de Zé Ramos. A roda contará também com representantes da nova geração da escola, como Cacá Nascimento e Enzo Belmonte.


    A partir da sua segunda edição, a Roda Cultural promete contar também com uma curta homenagem a algum personagem da história da escola e da comunidade, com a leitura de um pequeno texto contando a trajetória de personalidades da vida mangueirense desde sua fundação em 1928. 


    Serviço:


    Samba da Volta Lá em Mangueira


    Data: 27 de abril


    Horário: 18h


    Entrada: R$15,00 (ingressos disponíveis no site ingresso.mangueira.com.br)


    Local: Palácio do Samba 


    Endereço: Rua Visconde de Niterói, 1072 – Mangueira 


    Aniversário da Estação Primeira de Mangueira e Roda Cultural 


    Data: 28 de abril


    0h – Queima de fogos


    6h – Queima de fogos


    8h – Execução do Hino Nacional e Hasteamento da bandeira


    9h – Café da manhã 


    10h – Apresentação de ginástica rítmica e Mangueira do Amanhã


    11h – Parabéns


    12h – Roda de Samba Cultural 


    Local: Palácio do Samba 


    Endereço: Rua Visconde de Niterói, 1072 – Mangueira 


    Entrada gratuita. Venda de cervejas a preços promocionais. 


    Sobre a Estação Primeira de Mangueira:


    O Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira (ou simplesmente Estação Primeira de Mangueira) é uma tradicional escola de samba brasileira da cidade do Rio de Janeiro conhecida e admirada em todo o planeta. A agremiação, que tem nas suas cores (verde e rosa) uma de suas marcas registradas, acumula 96 anos de glórias e de histórias e é uma das mais importantes instituições culturais do Brasil. Seus símbolos, o surdo, a coroa, os ramos de louros e as estrelas podem ser vistos na bandeira da escola. Tornou-se um celeiro de bambas que despontou e inspirou lindas obras decantadas em todo o mundo. Foi fundada em 1928, no Morro da Mangueira, pelos sambistas Carlos Cachaça, Cartola, Zé Espinguela, Tia Fé, Tia Tomásia, entre outros. Sua quadra está sediada no bairro do mesmo nome. Detém vinte títulos do carnaval. Atualmente, é presidida por Guanayra Firmino, primeira mulher eleita presidente da Mangueira. (https://mangueira.com.br/


    FOTO JM ARRUDA



ANUNCIANTES






SIGA O Ti Ti Ti!