NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba
-
Lins Imperial define samba enredo para 2012
Lucia Mello em 07 de Novembro de 2011
No último sábado (5), a Lins Imperial escolheu o hino que levará para a Avenida no próximo Carnaval. O encontro festivo teve início a tarde com uma roda de samba, comandada pelo Grupo Presença Marcante que embalou os integrantes da verde e rosa tocando o melhor do pagode, durante um bingo realizado antes da disputa que definiu o samba enredo da escola.
A abertura da tarde-noite de samba, ficou a cargo dos integrantes da escola mirim Infantes do Lins, que se apresentaram, dando um aperitivo do que seria a festa. Após os segmentos da Lins Imperial, ao som da Bateria Verdadeira Furiosa, que sob a batuta de Mestre Márcio, embalou o 1º casal de mestre-sala e porta-bandeira Doulgas e Klenia, os passistas comandados por Ciro do Agogô, baianas, velha guarde e raízes do Lins, deram uma prévia do que seria a disputa dos sambas, relembrando as obras que marcaram época na agremiação.
Prestigiaram a finalíssima do sambas de enredo os membros da comunidade, dirigentes da escola de samba co-irmã, Unidos do Cabuçu e Onézio Meirelles, diretor jurídico da Federação de Blocos do Estado do Rio de Janeiro.
Três composições participaram da etapa final da disputa. As parcerias se apresentaram durante 30 minutos, sendo avaliadas por uma comissão composta pelo carnavalesco André Marins, o presidente Cláudio Lúcio (Kaká), o vice Jorge Torresmo e o diretor de carnaval Ronaldo Abrahão, entre outros.
Após as apresentações, Kaká anunciou o hino que os integrantes da escola cantarão na Passarela Popular do Samba, na Estada Intendente Magalhães, em 2012.
"Gostaria de parabenizar a todos os compositores que participaram da disputa de samba na escola. Tivemos muito trabalho adotando um critério minucioso na escolha da obra que cantaremos no próximo carnaval. Foram ótimas composições e o samba que cantaremos, realmente se destacou e corresponde a nossa proposta de enredo", declarou o presidente.
O samba vencedor foi composto pelos compositores Carlos Júnior, Clayde Datena, Tuil Pontes e Lima da Lins.Confira a letra:
O NOSSO CRIADOR
COM UM SOPRO SAGRADO
FEZ SURGIR A MÃE TERRA
O ORDENOU OS SETE ANCIÃS
PRA CRIAR A HUMANIDADE
NAVEGARAM PELO CÉU
NA COBRA-CANOA... CRIARAM O HOMEM
EM UM ARCO-ÍRIS , NUM SHOW MULTICORES
REFLETINDO EM SUA LUZ CHEGARAM A TERRAO ÍNDIO DANÇAVA SAUDANDO A LUA
EM SEU RITUAL, ADORNOS E PLUMAS BIS
EVOCANDO OS DEUSES POR TODA PARTE
É O SENTIMENTO EXPRESSADO COM A ARTEA LENDA DIZ
QUE O INESPERADO ENFIM ACONTECEU
ENTRE AS TRIBOS INIMIGAS
SATERÉ-MAWÉS, MUNDURUCUS
A MAIS BELA ÍNDIA SE APAIXONOU
SE ENTREGOU AO DOCE ENCANTO DE UM ÍNDIO
AMOR PROIBIDO, ENTÃO PERSEGUIDO
RESOLVEU PEDIR AUXÍLIO AO DEUS TUPÃ (E ASSIM)
COM UM RAIO FEZ BROTAR... O GUARANÁ ... COM ENERGIA
O FRUTO FAZ LEMBRAR, OS OLHOS DA PAIXÃO
FALOU MAIS ALTO A VOZ DO CORAÇÃO(É AGORA)
É AGORA QUE VAI COMEÇAR... A FESTA
AO BRILHO DO SOL E DA LUA... AMOR ACENDE O CACHIMBO Ó PAI... CELESTIAL
ILUMINA A MINHA LINS IMPERIAL