NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba
-
Léo Santana arrasta multidão no Centro do Rio em manhã agitada de pré-carnaval
Redação em 03 de Fevereiro de 2026
Do Megabloco da Gold às propostas irreverentes do Desliga da Justiça, a manhã de sábado reuniu diversidade cultural e recordes de público nas ruas da cidade
Na manhã deste sábado (31), o Bloco da Gold tomou conta do Circuito Preta Gil, dedicado aos megablocos, e fez o chão carioca ferver ao som do GG da Bahia. Pelo terceiro ano consecutivo, Léo Santana comandou a festa e sacudiu o público com um repertório contagiante que confirmou o bloco como um dos grandes destaques do Carnaval de rua. Recorde de público nos anos anteriores, Léo Santana repetiu mais uma vez o sucesso do trio pelas ruas da cidade e arrastou uma multidão ao som dos maiores sucessos da sua carreira.
"Os megablocos são um fenômeno do Carnaval carioca, e o desfile do Léo Santana é um exemplo disso. A presença massiva de foliões, desde as primeiras horas da manhã, mesmo duas semanas antes do Carnaval, confirma o sucesso do planejamento e da organização dos blocos de rua. Mais do que isso, prova o amor do povo pelas nossas manifestações culturais.", disse Bernardo Fellows, presidente da Riotur.
Com público aproximado de 250 mil pessoas, o festejo foi um sucesso. O repertório incluiu fenômenos deste Carnaval como "Desliza" e "Marquinha de Fitinha", além de hits consagrados como "Êta Novinha", "Perna Bamba", "Zona de Perigo", "Santinha" e muitos outros. Como um maestro acostumado a reger grandes multidões, o cantor não deixou ninguém parado, e o público respondeu à altura, cantando seus sucessos com empolgação enquanto o trio percorria a rua Primeiro de Março.
"Quis destacar a "bagaceira" e a "fuleragem" para sacudir os cariocas e turistas do Brasil e do mundo, misturando um pouco do repertório do DVD LS 20 Anos, onde priorizei medleys de sucessos da minha carreira e canções atuais de todos os gêneros, na pegada e na suingueira da batida especial do GG. Estar mais uma vez com um trio nas ruas desse pré-carnaval é mais do que uma honra e uma felicidade, já virou tradição e já faz parte do meu calendário de shows anual", comentou Léo Santana.
Animado com o sucesso do desfile, o cantor exclamou: "são exatamente oito e quarenta da manhã, e olha a multidão que se encontra aqui no Circuito Preta Gil, meu Deus do Céu!". Durante a apresentação, o GG da Bahia fez questão de homenagear a cantora Marília Mendonça: "Enquanto eu viver vou cantar essa música e homenagear essa diva", afirmou, antes de cantar o hit "Apaixonadinha", de parceria dos dois. O baiano também convidou o cantor carioca Yan, revelação do pagode, para se unir a ele no trio e fazer uma mistura de ritmos entre Bahia e Rio.
Alana Mendes, uma das fundadoras do bloco da Gold, falou sobre a alegria do bloco de desfilar pelo sexto ano na Cidade Maravilhosa.
"Ficamos muito felizes e gratos, inclusive à prefeitura do Rio, por essa oportunidade de fazer parte de um calendário tão importante pro Rio de Janeiro. A experiência melhora a cada ano, porque a gente sempre espera que venha um público maior, que as pessoas estejam mais receptivas, mais alegres. Ficamos muito felizes de chegar aqui e ver a quantidade de pessoas que estão curtindo o bloco, mesmo antes das 8h da manhã!", apontou.
Desliga da Justiça
O Bloco Desliga da Justiça encantou os foliões que ocuparam a Praça Tiradentes, no Centro do Rio, na manhã deste sábado (31). Com o tema "Liga da Sustentabilidade", a agremiação levou para a rua uma proposta de conscientização ambiental, responsabilidade coletiva e transformação social, unindo reflexão, cultura e diversão.
"A importância de falar sobre sustentabilidade é pensar, de fato, na mudança dos padrões de consumo de um país, buscando perspectivas mais justas e igualitárias. As mudanças climáticas já estão aí, e precisamos começar esse letramento desde a base. A discussão é muito mais ampla, claro, mas viemos tratar disso com cultura e diversão", afirmou Camila Dias, primeira mulher a presidir o bloco.
Seguindo a tradição do Desliga da Justiça, cujo nome faz um trocadilho com a liga de heróis do universo DC, muitos foliões apostaram em fantasias de heróis e vilões dos quadrinhos. Entre os destaques, um grupo de seis Lanternas Verdes, formado por crianças e adultos, chamava a atenção no meio da festa. Messias Costa, de 37 anos, um dos integrantes, contou que todos são da mesma família e que participam do bloco pelo décimo ano consecutivo.
"O Desliga é um dos melhores blocos da cidade. Sou da Cidade de Deus, mas outro Lanterna Verde do grupo é de Portugal. A gente sempre reúne a família e os amigos para curtir um bloco muito organizado, com músicas ótimas e bebidas sempre geladas", disse Costa, que aproveitava a folia ao lado da filha.
O repertório celebrou a diversidade musical do Carnaval, reunindo clássicos que empolgaram o público. Entre eles, canções como "É Hoje", enredo da União da Ilha de 1982, "Vou Festejar", sucesso na voz de Beth Carvalho, "A Beleza É Você Menina", de Bebeto, e "Alegria, Alegria", de Caetano Veloso, fizeram a alegria do público. O axé baiano também marcou presença, com sucessos da Banda Eva, como "Alô Paixão", "Beleza Rara" e "Me Abraça", entre outros.
Desde outubro de 2025, a agremiação realiza a coleta de latinhas durante seus ensaios, destinando o material a catadores locais. No dia oficial do desfile, a ação foi mantida, reforçando o incentivo ao descarte correto de resíduos.
Criado a partir da inquietação de músicos e foliões com os rumos do país e das instituições, o Desliga da Justiça ganhou notoriedade ao transformar temas complexos do cotidiano político e jurídico em marchinhas, paródias e sambas bem-humorados

