NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba
-
Júri da Tupi vai dar notas para todas as escolas
Lucia Mello em 24 de Fevereiro de 2011
Se para o júri oficial as escolas afetadas pelo incêndio na Cidade do Samba farão apenas figuração na avenida, para o júri da Tupi a coisa será diferente: todas as agremiações receberão notas nos dez quesitos.
- Não avaliamos obrigatoriedades, portanto se a Grande Rio não apresentar o número mínimo de alegrias previsto no regulamento, isso não irá interferir nas nossas notas. Julgaremos a qualidade do que for apresentado, conta o coordenador de carnaval da emissora carioca, Eugênio Leal.
A idéia é motivar os componentes e torcedores – muitos manifestaram insatisfação com a decisão oficial. Até o prefeito Eduardo Paes se mostrou a favor do julgamento das escolas, que receberam verbas extras para reconstruírem o que perderam. – Já que a pontuação não é oficial, não muda o destino das escolas, temos a tranqüilidade de julgar sem medo de errar, explica Eugênio.
Criado para o carnaval de 2009, o júri da Tupi acertou as campeãs e as primeiras colocadas dos últimos desfiles. Em 2010, apontou as sete primeiras na ordem exata, além da escola rebaixada. A avaliação se baseia no regulamento oficial do carnaval, nos critérios de julgamento da LIESA e nas justificativas dos julgadores dos últimos anos.
A equipe de julgamento tem especialistas em cada quesito. O maestro Reginaldo Bessa julga bateria e samba-enredo; o carnavalesco Luiz Fernando Reis avalia enredo, fantasias e alegorias; a coreógrafa Ângela Salles dá notas a Comissão de Frente e Mestre-Sala e Porta-Bandeira; o jornalista Tarcio Santos observa o Conjunto e os repórteres (Eugênio Leal, Rafael Ribeiro, Alberto João, Anderson Baltar e Carolina Grimião), espalhados pela pista, são responsáveis pelos quesitos evolução e harmonia.
- Todos sabem das dificuldades enfrentadas pelas escolas afetadas pelo incêndio, é natural que elas entrem em desvantagem, mas aqui terão a chance de mostrar que têm capacidade de superação. Imagina se uma delas chega entre as primeiras? Se ficarem lá atrás todos irão entender, explica Eugênio, que avisa: - Não julgaremos com pena de ninguém. É pra valer!
O julgamento é feito ao final de cada desfile e as notas são divulgadas imediatamente, ficando expostas no site da emissora a partir de então. O público também poderá dar notas às escolas através da internet.Por: Divulgação