NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba
-
Juliane Almeida, rainha de bateria, que será coroada durante a comemoração, no dia 17
Lucia Mello em 15 de Dezembro de 2010
A Acadêmicos do Cubango comemora 51 anos de fundação no próximo dia 17 de dezembro, com grande programação, samba e coroação da sua rainha de bateria, Juliane Almeida (dançarina do Grupo É o Tchan). A festa vai contar com a presença de rainhas e musas de várias agremiações do Grupo Especial e Acesso.
O dia 17 começa com alvorada, às 5h, em frente à quadra da escola. Às 11h, será servido um almoço na Praça do Jardim São João, no Centro de Niterói, em homenagem a São Lázaro, padroeiro da agremiação. Às 20h, haverá uma animada roda de samba, com antigos compositores da verde e branco, na quadra. Já às 22h, a rainha de bateria da Cubango, Juliane Almeida, será coroada. Em seguida, a bateria da Cubango, a Folgada, agita a quadra com muito samba.
A história da G.R.E.S. Acadêmicos do Cubango começou em 1959, quando sambistas dos morros do bairro do Cubango, entre eles, bambas como Ney Ferreira e Carlinhos Manga-Espada, decidiram criar uma nova agremiação carnavalesca, voltada para as tradições da comunidade.
Segundo a assessoria, a escola é considerada a Mangueira do Grupo de Acesso, devido às características das duas agremiações. A Cubango chega aos 51 anos sempre elaborando carnavais com o objetivo de preservar e a afirmar sua identidade como escola que tem forte “chão”, isto é, comunidade. A escola se orgulha, também, por manter uma creche, escola de passistas e ritmistas mirins e projetos esportivos e sociais, como o “Cubango Esperança”.
A quadra da Acadêmicos do Cubango fica na Rua Noronha Torrezão, nº 560, Cubango, Niterói-RJ. Telefone 2710-6190.
Carnaval 2011
Há 25 anos participando do carnaval carioca, a Acadêmicos do Cubango busca, em 2011, uma vaga no Grupo Especial. Assim, aposta suas fichas no enredo "A emoção está no ar", do carnavalesco Jaime Cezário, que fará, na Marques de Sapucaí, uma homenagem aos artistas da época de ouro do rádio, ao cinema, à televisão, ao teatro, ao carnaval, ao futebol e a fatos históricos que emocionaram a humanidade.
De acordo com o presidente, Oliver Pelé, os preparativos para o desfile estão bem adiantados. "O trabalho no barracão está a todo o vapor”, revela.
Pelé lembra com orgulho quando a verde e branco atravessou a Baía de Guanabara campeã e teve que se profissionalizar para se manter entre as grandes escolas de samba. "Desde 2009, estamos trabalhando com a proposta de ganhar o carnaval e chegar ao Grupo Especial. Mas tudo está sendo feito com os pés no chão.
Para conquistar o título ano que vem, um dos trunfos da Cubango foi trazer de volta à escola o carnavalesco Jaime Cezário, que já esteve na Verde e Branco em 2005 e 2006. "Ele foi um dos melhores carnavalescos que passaram por aqui. Jaime tem o perfil da escola", ressalta o presidente.
Das 29 alas que a Cubango desfilará no carnaval 2011 apenas quatro são comerciais. Todas as outras serão destinadas à comunidade, com as fantasias dos componentes custeadas pela própria agremiação.
Samba e projetos sociais
Nem só de carnaval vive a Acadêmicos do Cubango. Rodeada pelas comunidades do Abacaxi, Viana, Mangueirinha, Iara, Rala Coco, Juca Branco, Serrão e Pé Pequeno, a agremiação mantém projetos sociais e esportivos na região.
Outro projeto que ganhou força na escola é o "Mestre-Sala e Porta-Bandeira Mirim". Crianças a partir dos seis anos de idade aprendem a técnica com professores que ocupam ou já ocuparam esses postos na agremiação. Para fazer parte da escolinha, é necessário que o aluno esteja estudando e apresente boas notas. Como incentivo é concedida bolsa-auxílio no valor de R$ 100. O mesmo ocorre com os projetos "Passista Mirim" e “Ritmista Mirim”.
Os projetos voltados às crianças e aos adolescentes vêm dando frutos. Segundo Pelé, as duplas Rogerinho e Elaine e Yuri e Jéssica, respectivamente, primeiro e segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira da escola na atualidade, vieram do projeto, assim como diversos passistas e casais de mestre-sala e porta-bandeiras, que fazem sucesso em outras agremiações cariocas.
A Cubango colabora, também, com a manutenção de uma creche, na vizinhança (Rua 22 de Novembro), com cerca de 120 crianças, entre 4 e 8 anos. “No próximo dia 18 de dezembro, 26 dessas crianças recebem o anel de alfabetização”, destaca Pelé, que também promete a criação de cursos de balé, modelo e manequim para o próximo ano.
Serviço:
Cubango comemora 51 anos
Data: 17 de dezembro (sexta-feira)
Programação:
5h – Alvorada em frente à quadra da escola (Rua Noronha Torrezão, 560);
11h – Almoço na Praça do Jardim São João (Centro de Niterói) em homenagem ao padroeiro da Agremiação, São Lázaro *;
20h – Roda de samba na quadra, com antigos compositores da verde e branco;
22h – Coroação da rainha de bateria, Juliane Almeida;
22h30 – Sambão com a bateria Folgada, da Cubango.
* O almoço será gratuito. Já as atividades da quadra, que acontecem a partir das 20h, terão ingresso no valor de R$ 2,50.Por: Divulgação