NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba

  • Juazeiro do Norte, terra de oração e trabalho. 100 anos de Fé, Poder e Tradição”.

    Lucia Mello em 23 de Outubro de 2010

    Na noite da presente data, a diretoria do Grêmio Recreativo Escola de Samba Tradição reuniu-se na quadra da agremiação para o lançamento do enredo do carnaval 2011. Em homenagem aos 100 anos de fundação da cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará, a Tradição apresentará no próximo carnaval o enredo “Juazeiro do Norte, terra de oração e trabalho. 100 anos de Fé, Poder e Tradição”.
    O enredo está sendo apoiado pela Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte que, em parceria com algumas empresas locais, estarão patrocinando o carnaval da Tradição. O enredo já havia sido acertado entre o prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana de Raimundo Neto, e o presidente da Tradição, Nésio Nascimento, desde o mês de setembro. Porém, só foi divulgado hoje, já que a Tradição resolveu retomar um gesto que foi sua marca durante alguns anos: encomendar sambas aos seus compositores (e amigos). Assim, como aconteceu nos seus primeiros anos, quando João Nogueira e Paulo César Pinheiro escreviam os sambas para a escola, a Tradição encomendou a um grupo de compositores paulistas o samba-enredo de 2011. O samba ficou pronto esta semana e hoje, conforme combinado com os compositores, Nésio o apresentou à sua diretoria. Ele deveria ser aprovado pelos diretores para que então pudesse ser considerado oficial. E com 100% de aprovação, a Tradição apresenta o seu samba-enredo para o carnaval 2011.
    JUAZEIRO DO NORTE, TERRA DE ORAÇÃO E TRABALHO.
    100 ANOS DE FÉ, PODER E TRADIÇÃO.
    Vem, no calor da bateria
    É hora de seguira procissão
    Tá aí, meu querido Padim Ciço,
    A nossa romaria em teu louvor
    O pai desse povo tão mestiço
    Seu Santo, e padrinho protetor
    Um líder natural, poder de comandar
    Mão firme..., Comandou a Região

    Ah! Pode abrir o seu sorriso
    A alma, e também o coração
    Pois, na colina sagrada
    Ecoa o tambor da Tradição!

    Nas asas do “Condor” então voei
    Em busca do que foi sua missão
    Da saga nordestina que assusta
    A seca que destrói as plantações
    A Terra, o Homem, a Luta...
    Mistérios dos poderes do sertão
    O verde da vida, lá no Cariri
    Cordéis e santeiros, na Sapucaí (bis)
    Contrastes da história do Nordeste
    Nesse patrimônio Cultural
    Terra de “cabra da peste”
    - “Óxente” ! É o Ceará no  Carnaval!

    Hoje eu sou romeiro e canto forte
    Um samba de amor e devoção
    À Juazeiro do Norte,
    100 anos de fé e oração!

    O presidente aproveitou para apresentar pessoalmente aos diretores as novas aquisições da escola: Lico Monteiro, intérprete, e Yani de Simone, a Mulher Filé, nova rainha de bateria.
    - Não tinha escola, mas agora serei Tradição. Gosto da escola, venho acompanhando a Tradição há algum tempo, e hoje estou aqui para somar à comunidade. – disse a Mulher Filé aos diretores.
    A Mulher Filé será coroada no Grito de Carnaval da escola, no dia 11 de novembro de 2010, quando as portas da quadra do Campinho serão abertas aos jornalistas e convidados. Neste estarão presentes todos os MS e PB das agremiações da LIGA, LIESA e AESCRJ, e os interpretes das escolas filiadas à LESGA. Será uma grande festa, abrindo também o evento “Samba Carioca”, onde a Tradição e a Mangueira estarão recebendo a sua primeira convidada: a União da Ilha do Governador.
    Ao finalizar a reunião, o presidente Nésio Nascimento lembrou o seu compromisso em manter a Tradição viva no carnaval carioca, e ratificou a sua ideia de não fazer escolha de samba para este carnaval:
    - As alas de compositores já não são mais as mesmas. Antes um compositor se empenhava por sua escola, procurava estudar para escrever um samba, fazia isso por amor. Hoje, eles (compositores) participam de escolhas de sambas de várias agremiações, não têm compromisso com sua escola de origem. Os compositores muitas vezes nem aprecem na quadra. Sei que minha decisão vai causar muita polêmica, mas os grandes sambas da Tradição foram feitos assim. E eu acredito que esse será também um grande samba. Vamos fazer engrandecer o nome da nossa querida Tradição.
    A assessoria de imprensa aproveita para comunicar que o nome dos compositores será divulgado após autorização dos mesmos, já que antes da reunião com os diretores os mesmos ainda não sabiam se o samba seria aprovado. Aproveitamos também para comunicar que a Tradição já possui carnavalesco. O artista, conhecido em São Paulo por trabalhar com alegorias, terá seu nome revelado ainda esta semana.

    Por: Divulgação 

     

     

     

     


     



ANUNCIANTES






SIGA O Ti Ti Ti!

#TITITIDOSAMBA