NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba
-
Ivan Lins estreia turnê especial dos 80 anos com show no Vivo Rio, dia 26 de julho
Redação em 14 de Julho de 2025
Artista revisita 55 anos de carreira e interpreta sucessos como “Madalena”, “Vitoriosa” e “Lembra de Mim”. Espetáculo terá participações especiais de Fafá de Belém, Leila Pinheiro e Cláudio Lins
O novo tempo já se anuncia, com força e com vontade. Um dos maiores nomes da música brasileira, Ivan Lins celebra 80 anos de vida e 55 de carreira ao lado do público. No próximo dia 26, ele inicia a turnê “Ivan Lins 80” no palco do Vivo Rio. O espetáculo revisita a obra do cantor e compositor, trazendo desde os grandes clássicos, como “Madalena”, “Dinorah, Dinorah”, “Vitoriosa” e “Lembra de Mim”, até canções inéditas como “Meninos de Gaza”, composta em parceria com Simone Guimarães.
O show terá participações especiais de Fafá de Belém e Leila Pinheiro, bem como do filho mais velho de Ivan, Cláudio Lins, que assina a direção artística. Os dois fazem um dueto emocionante em “Aos Nossos Filhos”, imortalizada na voz de Elis Regina. Depois do Vivo Rio, a temporada de shows segue para São Paulo, no dia 1º de agosto, Recife (22), Fortaleza (23) e na sequência chega ao Japão.
A turnê é, ao mesmo tempo, uma retrospectiva da carreira e um olhar para o presente e o futuro. “O espetáculo costura um roteiro afetivo, contemplando diferentes fases da minha trajetória. São canções que remetem à memória do público”, destaca Ivan.
Cláudio Lins aposta na vasta obra do pai – são mais de 800 canções editadas desde os anos 1970 – para fazer um espetáculo memorável. “Queremos brindar o público com um show que destaca a linda relação do Ivan com a música”, explica.
Fafá de Belém se diz honrada em participar da celebração dos 80 anos de Ivan, de quem gravou "Bilhete" em 1982. "Eu era menina no início dos anos 70, quando ele apareceu na televisão cantando "O amor é meu país". Nunca imaginei um dia ser amiga desse cara, ficar próxima dele e de toda a sua obra. Quando ouvi 'Bilhete' no rádio, a música definia tudo o que eu estava vivendo na época. Minha admiração pelo Ivan só cresce. Ele é uma referência musical do país, com seu piano único, suas harmonias e sua forma peculiar de interpretar uma canção. Muito obrigado por existir em nossas vidas", diz a cantora.
Leila Pinheiro recorda a parceria de longa data com Ivan. “Ele já estava comigo na gravação do meu primeiro álbum, em 1982, tocando 'Mãos de Afeto'. Depois disso, a gente nunca mais se deixou. Participei de vários shows dele. Viajamos os Estados Unidos de costa a costa. Ele também esteve presente em outros álbuns meus, me deu músicas inéditas. Estar com o Ivan neste show dos 80 anos é a celebração dessa amizade, dessa parceria, desse amor imenso que eu sinto. Será uma noite linda”, garante.
Os letristas e parceiros Ronaldo Monteiro de Souza e Vítor Martins também são celebrados. Foi Vítor, natural de Ituverava (SP), quem apresentou o universo mais “interiorano” para o “litorâneo” Ivan. Com muito lirismo e vozes abertas, “Guarde nos olhos” tem presença certa no show, seguida de “Bandeira do Divino”, clássico que já se tornou tradição em festas de folia de reis. Nessa roda de viola não pode faltar a recente “Olhos pra te ver”, gravada por Milton Nascimento e Chitãozinho & Xororó.
Ivan tem outros parceiros de peso, que neste show são representados por três nomes: Paulo César Pinheiro, Celso Viáfora e Chico Buarque. Eles surgem no bloco que traz sambas como “Porta entreaberta”, “Emoldurada” e “Sou eu”, esta gravada por Diogo Nogueira. Completam o roteiro os clássicos como “Começar de novo”, “Vieste”, “Depois dos temporais” e “Lua soberana”.
Sobre Ivan Lins. Compositor, cantor e pianista, Ivan é reconhecido como um dos nomes mais consistentes e criativos da música brasileira – uma referência para diferentes gerações de fãs. Acumula dez indicações ao Grammy, além de inúmeras trilhas sonoras de filmes e novelas. Ele transita por gêneros musicais e ritmos que incluem samba, MPB, jazz e forró. Em 2005, foi o primeiro cantor de língua portuguesa a conquistar o Grammy Latino de Melhor Álbum do Ano.
Com uma trajetória que começou ainda na infância, quando encantava a família em saraus e festinhas, destacou-se desde cedo pela voz marcante e pela habilidade autodidata no piano, desenvolvendo uma forma única de tocar e cantar. Sua primeira grande aparição pública foi em 1970, no Festival Internacional da Canção, quando conquistou o segundo lugar com “O amor é o meu país”, enquanto “Madalena” estourava na voz de Elis Regina.
Ao longo de 55 anos de carreira, construiu um repertório sólido, autoral e profundamente sensível, que atravessa gerações. Sua obra ganhou voz nas interpretações de grandes nomes da MPB, como Simone, Gal Costa, Emílio Santiago, Nana Caymmi e Zizi Possi. Também alcançou projeção internacional pelas mãos do produtor americano Quincy Jones e nas vozes de artistas como Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan, George Benson, Sting e Barbra Streisand.
Com uma produção musical marcada pela sofisticação harmônica, pelo lirismo e por um olhar atento às questões humanas, Ivan Lins consolidou uma identidade artística que dialoga com o Brasil e com o mundo. Aos 80 anos, celebra sua história com uma turnê que reafirma seu lugar como um dos maiores nomes da música brasileira.
SERVIÇO
Ivan Lins 80 anos
Data: 26 de julho
Horário: 21h
Local: Vivo Rio
Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85 – Glória, Rio de Janeiro
Classificação: 18 anos
Ingressos: de R$ 110 a R$ 210
Link: www.ticket360.com.br/ingressos/31056/ingressos-para-ivan-lins-80-anos
Músicos
Ivan Lins / voz e teclado
Fernando Monteiro / guitarra
Nema Antunes / baixo
Marco Brito / teclados
Filipe Moura / trompete
Téo Lima / bateria
André Siqueira / percussão
Tatiana Parra / vocais
Participações especiais: Fafá de Belém, Leila Pinheiro e Cláudio Lins
Direção musical: Ivan Lins
Direção artística: Cláudio Lins