NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba
-
Instituto Zeca Pagodinho recebeu a comitiva da Pimpolhos da Grande Rio
Lucia Mello em 07 de Novembro de 2011
O Instituto Zeca Pagodinho recebeu os integrantes da Pimpolhos da Grande Rio, em Xerém, na última sexta-feira. A escola mirim apresentou seu carnaval e falou sobre o Projeto Pimpolhos nas escolas, que acontece em Duque de Caxias, na Escola Municipal Lions, com o apoio do Oi Futuro e Grupo Libra.
A agremiação realizou atividades lúdicos pedagógicas com cerca de 60 crianças, entre sete e 14 anos, no período da manhã e da tarde. As oficinas da Pimpolhos foram acompanhadas pela professora de artes e teatro do Instituto Zeca Pagodinho, Vera Freitas, e pelo filho do Zeca, Luizinho, que hoje coordena o projeto iniciado pelo pai, em 1999.
"A ideia de é montar um instituto para ensinar música clássica e partitura para as crianças, com o objetivo de formar novos músicos, colaborar com a inclusão social de Xerém. Meu pai percebeu que boa parte dos músicos que tocam com ele, toca bem. Mas não sabiam ler partituras." comentou Luizinho, sobre o surgimento do Instituto, que vem se reformulando e tem metas de atender até 300 crianças daqui a alguns anos.
Assim como a Pimpolhos da Grande Rio trabalha a inclusão social através do carnaval e o uso de materiais reaproveitáveis, o Instituto Zeca Pagodinho atua no campo da inclusão social através da música e ensina: Violão, Violino, Piano, teclado, flauta e teatro. O Instituto conta também com sala de informática e refeitório
As crianças puderam montar um boneco chamado "trecão", com material reaproveitável idêntico ao lixo que as pessoas jogam no leito do rio, que existe próximo ao Instituto Zeca Pagodinho. Para os arte-educadores da Pimpolhos o lixo pode se torna materiais reaproveitáveis para brincadeira e para o carnaval, como a Pimpolhos utiliza na Sapucaí todos os anos.
"A Pimpolhos pode organizar, juntamente com Instituto do Zeca Pagodinho, um mutirão com a comunidade, alunos do Instituto e do projeto Pimpolhos nas escolas podem realizar uma limpeza na margem do rio. Vou propor isso a Camila, presidente da Pimpolhos da Grande Rio", idealiza Otávio Avancinni, um dos diretores de arte da Pimpolhos.
As crianças saíram das oficinas todas conscientizadas da importância de se preservar o meio ambiente e a parceria entre o Instituto Zeca Pagodinho e Pimpolhos da Grande Rio deve avançar para novos projetos.