NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba
-
Inauguração da Casa de Samba em Irajá promete agitar a Zona Norte
Redação em 13 de Dezembro de 2024
Bigode Buço é o novo espaço cultural que combina arte, samba e pagode
No dia 14 de dezembro, a partir das 17h, a Zona Norte ganha um novo espaço cultural com a inauguração da Bigode Buço Casa de Samba e Cultura, em Irajá. Para celebrar a abertura da casa, o evento que recebe o nome de "Bota Irajá na Minha Boca" promete uma noite para dançar, cantar e "firmar na palma da mão", com o melhor do samba.
O Bigode Buço começou como uma iniciativa que levava o samba às ruas da Zona Norte e agora, com um endereço fixo, o projeto expande suas possibilidades. O local foi projetado para ser mais do que um espaço de entretenimento: é um lugar de valorização da cultura. A programação irá abranger rodas de samba, encontros culturais, exposições artísticas, oficinas gratuitas e espetáculos teatrais. A decoração da casa valoriza os artistas de rua locais, explorando grafites e pinturas, somados à cultura dos "lambe-lambes".
"O Bigode Buço sempre foi um ponto de encontro para os amantes do samba. A gente vem construindo eventos em que o público possa se sentir em casa, parte da família. Eles constroem o evento com a gente, ativamente. É uma troca. Até porque, o samba é encontro, afeto, coletivo. Agora com um local fixo podemos expandir esse sentimento de "estamos em casa" para uma ideia maior, de Templo Cultural: um lugar de valorização da arte, do samba e do pagode", explica Carolina Accioli, idealizadora e produtora do estabelecimento.
Além da música, o Bigode Buço se destaca por contar com um time feminino, que coloca sua força em cada detalhe: são produtoras executivas, artísticas, cantoras, chefes de bar e musicistas que fazem a roda girar e dão vida a cada evento.
Na estreia, sete artistas - Andrea Martins, Rapha Mendes, Talitta, Renata Santiago, Thiago Cunha, Jeffo e Diego Cabral -, que deram vida às rodas de samba promovidas pelo Bigode Buço nas ruas - Exalta, Irajá, Nos Braços da Batucada e Não era Amor, estarão no palco juntamente com mais dez músicos, trazendo clássicos do samba e pagode.
"Vamos abrir as portas do Templo fazendo uma grande roda de samba com todos os projetos da casa reunidos no mesmo palco. Um grande encontro, para celebrar o Deus(a) Samba e suas formas de arte", afirma Carolina.
Os ingressos para o evento "Bota Irajá na Minha Boca" estão à venda e a expectativa é de casa cheia. Além disso, podem ser adquiridos pela plataforma Sympla ou diretamente no Instagram da casa @bigodebaroficial.
Serviço
Local: rua Honório de Almeida, 51, Irajá
Data: 14 de dezembro de 2024
Valor do ingresso: R$ 10,00 primeiro lote antecipado/ R$ 20,00 na hora do evento