NOTÍCIAS / Tudo sobre Samba
-
Império Serrano: Rosa Magalhães e as ruas de João do Rio no Carnaval 2010
Lucia Mello em 24 de Agosto de 2009
De poucas palavras, com frases curtas e entre um trago de cigarro, a carnavalesca Rosa Magalhães disse estar maravilhada com a volta à verde-e-branca, onde foi campeã em 1982 com "Bum-bum Paticumbum Prugurumdum", assinando com Lícia Lacerda. O enredo, de acordo com a criação de Rosa, começa de manhã, bem cedinho com os estivadores no Cais do Porto, e termina pelas ruas do Rio de Janeiro à noite. É importante destacar que não se trata de apenas uma homenagem a João do Rio, mas sim um passeio pelas histórias por ele contadas em crônicas.
- Começo de manhã com os estivadores e parto para a cidade. Aproveitei essa deixa dos estivadores, pois alguns deles fundaram o Império Serrano. Isso não poderia ficar de fora. Esse enredo não é uma história complicada, é popular. Não tem muito mistério. A sinopse tem quatro páginas. Não quis reduzi-la para que os compositores sentissem o tema, assim como o João do Rio descrevia as ruas do Rio - contou a carnavalesca.
De acordo com ela, esse enredo já fazia parte da sua coleção de pesquisa antes de ser apresentado à diretoria do Império. Ele ganhou força após conversas entre Rosa e Raquel Valença, vice-presidente da agremiação.
- Eu tinha guardado alguma coisa, mas nunca havia apresentado para nenhuma escola, nem para a Imperatriz - garantiu.
Jorginho do Império, diretor de carnaval da agremiação, deixou um recado aos compositores imperianos.
- O Império precisa de um samba leve, porque essa é a tônica desse carnaval. Um samba que a gente possa cantar e facilite o trabalho da harmonia. Seremos a segunda escola a desfilar. Dizem que foi uma escolha maldosa no sorteio. Portanto, é importante que o nosso samba seja uma defesa. Vamos nos defender - afirmou.Fonte: Carnavalesco